Em maio, o Grupo de Teatro Dia de Arte traz para Ponta Grossa o monólogo Anoiteceu em Mim, parte do projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura, onde traz
uma reflexão profunda sobre o cotidiano e as questões existenciais de um artista. Criada por David Dias, a peça explora os dilemas internos de um personagem que se vê confrontado por sentimentos de amor, solidão e a busca por autoconhecimento. As apresentações acontecem nos dias 3 e 4 de maio, no Ceci – Centro de Estudos Cênicos
Integrado e no Espaço Dia de Arte, respectivamente.
“O que impulsiona a escrita do texto é o Manifesto Antropofágico, movimento liderado por Oswald de Andrade, que propôs 'devorar' as influências culturais externas e reelaborá-las de forma autêntica. Assim, o texto incorpora referências a autores conhecidos, mas as adapta de maneira que dialoguem com o público contemporâneo”, explica David.
A peça é uma jornada emocional que explora várias fases da vida do personagem, permitindo que o público se reconheça em algum momento da trama.
As apresentações são abertas ao público e gratuitas, também contarão com recursos de acessibilidade como intérprete de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Dia 3 de maio às 20h
Local: Ceci – Centro de Estudos Cênicos Integrado – Rua Dr. Colares, 811, Centro.
Dia 4 de maio às 19h
Local: Espaço Dia de Arte – Rua Olinda Abicalaf Correia, ao lado do número 162, Colônia Dona Luiza.
Sinopse
Anoiteceu em Mim
A peça retrata o cotidiano de um artista que reflete sobre questões existenciais, como o amor e a morte, sob a influência das fases da lua e da natureza. A produção dramatúrgica tem como base e inspiração teórica os princípios do Manifesto Antropofágico. Esse modo de criação artística se espelha nos rituais indígenas, transformando-se, na visão de Oswald de Andrade, em uma nova forma de conceber a arte.
O Manifesto propunha “devorar” a cultura e as técnicas importadas para provocar sua reelaboração com autonomia. O movimento buscava a importação de novidades europeias com o objetivo de estimular o pensamento e, depois, antropofagicamente, devorar essas influências à medida que os modernistas redescobriram a realidade brasileira.
O Projeto Ciclo de Ações Formativas em Teatro e Literatura
Além da montagem e circulação do espetáculo Anoiteceu em Mim, o projeto do Grupo Dia de Arte envolve a realização de oficinas literárias para estudantes do Ensino Médio da rede pública da cidade de Ponta Grossa, com o objetivo de aproximar jovens da literatura e da linguagem teatral, por meio da dramaturgia antropofágica.
As oficinas também abordam peças teatrais presentes em listas de vestibulares, como forma de incentivar os alunos a ingressar no ensino superior. Além disso, proporcionam formação em dramaturgia, com o objetivo final de criar textos de cenas curtas seguindo os princípios do Manifesto Antropofágico.
O Ciclo de Ações Formativas é uma produção do Grupo de Teatro Dia de Arte, com apoio da ABC Projetos Culturais. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Das assessorias.