As coordenadoras do grupo Penélopes de PG, Luciane Fávero, Rosa Sochodolak e Suelen Silva, falaram sobre o funcionamento dele, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (24).
Penélopes de PG
Penélopes de PG é um grupo de amigos que se reúnem para correr pelas ruas de Ponta Grossa e incentivar a prática esportiva.
“O nosso grupo começou com oito mulheres, em 2014. Eu tinha alguns problemas ligados à ansiedade e o meu médico me indicou que deveria praticar um esporte para que melhorasse. Como ele praticava corrida, ele me sugeriu que eu também tentasse”, afirma Luciane.
Ela também comenta que já havia feito academia e outras modalidades, mas aceitou o desafio de tentar correr. “Na época eu comecei a fazer caminhada no [Parque] Ambiental, durante seis meses, até que eu consegui completar uma volta correndo no parque”, relembra.
Luciane pondera que reuniu um grupo de amigas no whatsapp para que começassem a correr juntas. “É até mais seguro para as mulheres correrem juntas e uma das minhas amigas sugeriu alguns nomes para darmos ao grupo. Foi decidido que seria Penélopes de PG, porque lembramos da Corrida Maluca e fizemos essa associação”, pontua. “E dessas oito mulheres evoluiu para 200 pessoas que frequentam as atividades do grupo”, complementa.
Grupo de amigos e acompanhamento de um profissional
Ela também comenta que ele não é um grupo restrito apenas para mulheres. “Algumas mulheres convidam um filho, irmão ou marido, e nós acabamos abrindo o grupo. Nós somos um grupo de amigos que corre juntos e não temos nenhuma finalidade comercial”, explica.
A coordenadora destaca que as amigas se reúnem e pagam um professor de Educação Física para que os novatos tenham uma assistência. “Se a pessoa nunca correu, ela terá o acompanhamento durante todo o treino”, acrescenta.
Como você conheceu o grupo?
Suelen relembra que entrou para o grupo em 2017 com o objetivo de melhorar a sua saúde. “Eu não fazia nenhuma atividade física e decidi mudar alguns hábitos de vida para ter uma melhoria na saúde. Então eu lembro que fui procurar no instagram e facebook sobre grupos de corrida que existiam na cidade”, afirma. “O que me chamou a atenção foi a presença do rosa, acreditando que ia ter afinidade com aquelas meninas e acabou sendo o que aconteceu”, complementa.
Rosa já participa do grupo há nove anos e explica que começou a praticar corrida no grupo Penélopes de PG. “A Luciane sempre nos incentiva, porque ela tem esse papel dentro do nosso grupo. Eu não praticava corrida, mas o grupo me ajudou nesse processo e hoje eu frequento até mesmo maratonas. A corrida muda a vida dos praticantes”, finaliza.
Serviço
Confira os conteúdos do grupo Penélopes de PG através do facebook e instagram.
Confira também a entrevista completa: