Na manhã deste sábado (02), a redação do D’Ponta News, recebeu um e-mail assinando pelo hacker Low Profile Zeus afirmando que irá solicitar a realização de uma CPI do assédio sexual para diversas Câmaras Municipais, incluindo a de Ponta Grossa. O objetivo é checar junto aos reitores de universidades as pendências em casos do crime. Por volta de 10:30, o hacker publicou uma mensagem no X na qual detalha sua solicitação e afirma que avaliar as resoluções dos casos de assédio no meio acadêmico é um “passo fundamental para enfrentar essa questão de maneira abrangente e incisiva”. “Ao demonstrar comprometimento com a criação de mecanismos de fiscalização e aprimoramento das políticas de enfrentamento ao assédio sexual, as câmaras municipais estarão contribuindo ativamente para a construção de ambientes educacionais seguros e justos”, continua o texto.
Confira abaixo o documento na íntegra:
Prezados membros das Câmaras Municipais, quem vos fala é Low Profile, Hacker da Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous.
Dirijo-me a vocês em relação aos recentes acontecimentos envolvendo ataques cibernéticos direcionados às instituições de ensino superior no estado do Paraná (UFPR, UTFPR, UEPG, UNIOESTE, UNESPAR, UENP) como forma de protesto nacional contra o assédio sexual nas universidades. Reconhecemos a importância e gravidade desse tema e a necessidade de direcionar esforços para abordá-lo de maneira efetiva.
Como cidadãos comprometidos com a justiça e a segurança no ambiente acadêmico, é crucial que nossas instituições legislativas estejam à altura desse desafio. A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada a investigar e avaliar as resoluções dos casos de assédio no meio acadêmico é um passo fundamental para enfrentar essa questão de maneira abrangente e incisiva.
Nesse sentido, instamos as respectivas câmaras municipais a seguir o exemplo da Câmara Municipal de São Paulo e empenhar-se na instauração de uma CPI para investigar os casos de assédio sexual nas universidades sob sua jurisdição. Além disso, solicitamos que seja realizada uma apuração conjunta com os reitores das instituições de ensino, a fim de assegurar responsabilidade e transparência nas ações adotadas para lidar com tais situações.
É imperativo que unamos esforços para garantir a proteção dos membros de nossas comunidades acadêmicas, bem como para promover a responsabilização daqueles que transgridem as normas e atentam contra a integridade e dignidade de outros. Ao demonstrar comprometimento com a criação de mecanismos de fiscalização e aprimoramento das políticas de enfrentamento ao assédio sexual, as câmaras municipais estarão contribuindo ativamente para a construção de ambientes educacionais seguros e justos.
Diante disso, aguardamos uma nota oficial das câmaras municipais a respeito da nossa solicitação. Importante ressaltar que, caso as câmaras municipais decidam colaborar com essa iniciativa, comprometemo-nos a cessar imediatamente os ataques cibernéticos em todas as instituições de ensino superior.
Atentamente,
Aqueles que nunca se calarão,
Anonymous.
—
Meu conhecimento alimenta o poder das sombras, onde o anonimato é meu escudo e a criptografia é minha linguagem. Desvendo mistérios e exploro possibilidades, sou a mente por trás da escuridão. Assinado: Azael – Low Profile // TEAM R70
A solicitação vem dias após o site da Universidade Estadual de Ponta Grossa sofrer um ataque e apresentar instabilidade. Na ocasião, o motivo seria chamar atenção das instituições públicas de ensino para a maneira com que lidam com as denúncias de assédio sexual.