Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) receberam nesta quinta-feira (11), da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), a certificação de “Alta Conformidade” na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023.
Realizada anualmente com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa avaliação é realizada em hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta iniciativa faz parte do Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, e é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Este certificado indica que o HU-UEPG atingiu no mínimo 67% de conformidade com os indicadores estabelecidos, que variam desde a existência do Núcleo e do Plano de Segurança do Paciente instituídos dentro do hospital, protocolos de segurança, até a regularidade de notificações e monitoramento de indicadores.
A diretora dos HUs da UEPG, professora Fabiana Postiglione Mansani, comemorou essa certificação inédita para o hospital e garante que isso é o resultado de todo um trabalho em equipe, tanto da gestão quanto da assistência, voltado única e exclusivamente para os pacientes. “Esse certificado que os Hospitais Universitários da UEPG receberam hoje que demonstra a importância pela nossa busca por qualidade. Sempre procuramos que os nossos pacientes sejam atendidos e cuidados com cada vez mais qualidade, especificidade técnica e humanização”, comenta.
Ela disse ainda que dentro desse contexto é importante incluir a formação de novos profissionais da área da saúde. “Como os nossos hospitais são de ensino, cada vez que a gente busca qualidade e referência técnica estamos ao mesmo tempo fazendo o ensino e capacitando futuros profissionais”, finaliza.
Além da diretora geral Fabiana, participaram da cerimônia de entrega da certificação o diretor do Hospital Universitário Materno-Infantil (HUMAI), Rafael de Oliveira; a coordenadora da Clínica Cirúrgica, Vanessa Tozetto Larocca; a coordenadora de Qualidade, Jeanny Franciela Kos Moleta; a responsável pela seção de Apoio Administrativo, Taiana Baumel Kohlrausch e as enfermeiras da UTI e Qualidade, Leticia Gomes e Taina Luana Wascoski.
Encontro estadual debateu a segurança dos pacientes
A entrega da certificação foi realizada em conjunto com a 2ª Reunião Técnica de Segurança do Paciente para Hospitais com UTI e Serviços de Diálise do Paraná. O encontro foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Curitiba. De acordo com a organização do evento, o objetivo foi aprofundar a compreensão dos serviços participantes em temas relacionados à Segurança do Paciente, bem como aperfeiçoar os resultados das avaliações e promover trocas de experiências entre os profissionais de saúde.
da assessoria