O presidente da APC e da Câmara Técnica da Construção da ACIPG, Fabiano Gravena, falou sobre a ‘I Feira da Construção de Ponta Grossa’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (27).
I Feira da Construção de Ponta Grossa
Neste sábado (28), a Associação Paranaense de Construtores (APC) e a Câmara Técnica da Construção da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) promovem a ‘I Feira da Construção de Ponta Grossa’, na sede da ACIPG.
O evento tem como objetivo reunir construtores, profissionais liberais, corretores e empresas ligadas ao ramo da construção civil para a troca de experiências, fechamento de negócios e discussão sobre o setor no município e região.
“A feira possui o objetivo de aproximar esses setores para que a cidade volte a atrair investimentos nesta área. Ponta Grossa possui um desenvolvimento acelerado nos últimos anos, mas devido à pandemia e algumas mudanças no Plano Diretor da cidade alguns investimentos foram afastados”, afirma. “Toda a cadeia produtiva da construção que vinha em um ritmo crescente muito forte, infelizmente desacelerou e algumas empresas estão saindo da cidade. Isso está acontecendo devido à insegurança jurídica gerada pelo novo Plano Diretor”, complementa.
Fabiano destaca que estão trabalhando juntamente com os órgãos públicos e prefeitura municipal para que seja construído algo que reverta essa situação. “Nosso objetivo é que a cidade continue crescendo e a feira vem para incentivar esses construtores que ainda estão apostando na cidade, ainda que esteja difícil construir e viabilizar empreendimento”, destaca.
A abertura oficial será, às 10h, e deverá contar com autoridades municipais convidadas. Ao longo da manhã haverá ainda palestras sobre normas técnicas e seu impacto na construção civil e exposição de equipamentos e serviços.
Papel social do construtor civil
Fabiano pontua que o construtor civil possui um papel social dentro da sociedade. “A construção de modo geral, principalmente falando de programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e da Habitação de Interesse Social, quando é executada por uma construtora atenderá todos os parâmetros e normas técnicas para que aquela casa tenha um mínimo de habitabilidade”, ressalta.
Ele também aponta que esses programas sociais, quando bem utilizados, são uma ferramenta para ajudar as pessoas. “Muitas delas conseguem sair de áreas de risco e regiões vulneráveis para adquirir a casa própria e ter esse acesso à moradia”, explica.
Serviço
I Feira da Construção de Ponta Grossa
Data: sábado (28);
Local: sede da ACIPG – Av. Visconde de Taunay, 1885, Ronda;
Horário: das 08h às 12h;
Entrada: gratuita.
Confira a entrevista completa: