Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

IMM e Vara da Infância e Juventude realizam oficina para adolescentes acolhidos

2023-05-24 às 16:12

Na última quinta-feira (18), o Instituto Mundo Melhor realizou uma atividade voltada para os jovens atendidos e acolhidos pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, que aconteceu na central administrativa do Grupo MM. O objetivo central do encontro foi auxiliar os adolescentes a lidarem com suas emoções e promover o desenvolvimento de projetos de vida significativos.

A oficina, que faz parte do projeto “Semeando Futuro”, visa preparar esses jovens para a autonomia, uma vez que nem todos têm a oportunidade de reintegração familiar. Por isso, a colaboração entre as instituições tem se concentrado em atividades voltadas ao manejo de emoções para os adolescentes em um acolhimento institucional, destacando a relevância desse trabalho para suas vidas.

“Através dessa colaboração, a Vara da Infância e o Instituto estão promovendo um ambiente propício para o crescimento emocional e o desenvolvimento pessoal dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios e oportunidades que surgirão em suas trajetórias individuais”, salienta a presidente do IMM, Cirlei Simão Pauliki, que esteve presente no encontro com os jovens.

O propósito do IMM é impactar para que haja um futuro mais promissor para esses adolescentes, fortalecendo sua autoestima, habilidades emocionais e perspectivas de vida, algo que tem acontecido, segundo a assistente social do Núcleo de Apoio Especializado da Vara da Infância e Juventude, Fabieli Barbosa Figueira. “É com imensa gratidão que agradecemos ao IMM, reforçando a importância desse trabalho para a vida e autonomia de nossos adolescentes acolhidos. Já é visível a diferença que essas oficinas têm feito na deles e temos certeza de que colheremos ainda mais resultados”, ressalta.

Participação

Para a pedagoga do IMM e participante da oficina, Érica Lemes, o resultado desse encontro foi bastante positivo. Ela explica que por meio do tema ‘protagonismo’, puderam abordar diversos aspectos, como a tomada de decisão, a realização de sonhos, quais os objetivos de vida, as frustrações, entre outros assuntos.

“A conversa com os jovens foi bastante construtiva, eles demonstraram estarem cientes dos desafios que enfrentarão, mas, ao invés de se sentirem desencorajados, eles se mostraram determinados a buscar soluções e pensam em um bom futuro, independente do hoje”, explica Lemes.

da Comunicação IMM