Por Camila Souza
Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na Rua Paulo Schafranski, no bairro Chapada, Vila Sabará em Ponta Grossa, nesta segunda-feira (8). Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se feriu. Na casa viviam Maria Joana Bueno de Paula, aposentada de 87 anos, sua filha Lenir de Fátima Bueno de Paula, de 40 anos, e Denilson Bueno de Paula, de 47 anos. A família morava no local há cerca de 50 anos.
De acordo com os relatos, Denilson estava na sala quando percebeu o início do incêndio. “Denilson estava na sala assistindo. Seu filho que mora na casa ao lado, observou de longe a fumaça e com isso ambos notaram o princípio de incêndio”, conta a neta de dona Joana, Ariane Batista Hass em entrevista à equipe de jornalismo do D’Ponta News.
Leia também: Incêndio de grandes proporções destrói residência no Chapada
Ela relatou que não houve tempo para salvar os bens. “Só deu tempo de tirar os três botijões de gás porque o fogo se alastrou muito rápido e começou a cair o teto e saíram de perto. Os vizinhos foram chamar os bombeiros para apagar o incêndio”, disse.
Além da perda da casa, a família também perdeu os equipamentos de trabalho de Denilson, que fabricava estofados na própria residência. Entre os materiais destruídos estavam a máquina de costura, compressor, serra circular, tico-tico, furadeira, parafusadeira e todas as ferramentas de produção.
Com a tragédia, Denilson vai permanecer na casa do filho que mora ao lado, enquanto dona Joana e Lenir ficarão com outros familiares que residem no mesmo bairro. “Ainda não pensaram no futuro. Estão assustados em como vão se reerguer porque até os equipamentos para a fabricação dos estofados foi tudo perdido”, explica Ariane.
A família precisa de ajuda para recomeçar, seja através da doação de roupas, móveis, alimentos, materiais para construir uma casa ou materiais de trabalho para que a renda da família seja restabelecida.
Quem puder contribuir financeiramente pode doar por meio da chave PIX 42 9 99799124 em nome de Ariane Batista Hass.
Quem quiser ir até o local fazer doações físicas, pode comparecer na residência do familiar localizada na Rua Paulo Schafranski, no bairro Chapada, no Sabará, ao final da rua.