O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para o declínio acentuado das temperaturas em todo o Paraná, incluindo Ponta Grossa, entre 28 de maio (quarta-feira) e 29 de maio (quinta-feira), com previsão de queda superior a 5°C nos termômetros. O aviso reforça o risco à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias, além de potenciais impactos na agricultura e infraestrutura da região.
A massa de ar polar que avança pelo Centro-Sul do Brasil já provocou chuvas intensas e ventos fortes, e a tendência é de temperaturas mínimas abaixo de 10°C, com possibilidade de geada em cidades como Ponta Grossa nos próximos dias. O alerta laranja do INMET, que indica perigo, destaca que os efeitos do frio podem ser agravados por ventos intensos e tempo instável.
Além do frio, Ponta Grossa está sob alerta de tempestade com grau de severidade de perigo potencial até 28 de maio, às 12h. O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm/h (ou até 50 mm/dia), ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Embora o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos seja considerado baixo, a Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro e acionar o telefone 199 em caso de emergência.