A terapeuta, Jaqueline Mayer, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (07) falando sobre a importância da terapia e do autocuidado.
Terapia
Jaqueline destaca que a terapia e o autocuidado são muito importantes para que as pessoas vivam de uma forma mais tranquila. “Quando falamos em terapia, estamos falando sobre cuidarmos de nós mesmos. É importante parar por um instante e se desligar do fluxo de atividades, e a partir disso eu passarei a ter mais respeito e empatia pelo próximo também”, explica.
A terapia também interfere no comportamento das pessoas, segundo a terapeuta. “É muito vasto o campo em que o comportamento das pessoas muda após a terapia, variando desde o trânsito até a alimentação”, pontua.
Obrigação de realizar tarefas e importância de pensar em si
Ela aponta que é interessante realizar as tarefas diárias de uma maneira mais leve, substituindo o peso da obrigação. “Eu, particularmente, substituo o termo ‘tenho que fazer’ por ‘é importante que eu faça’. Esses são mecanismos que tiram a obrigatoriedade de desempenhar aquela tarefa”, ressalta.
A terapia auxilia no processo de aprendizagem sobre a importância de a pessoa estar bem. “Pode parecer egoísmo, mas a pessoa mais importante para você em primeiro momento deve ser você mesmo. É necessário que você esteja bem para que consiga fazer o bem também ao próximo e conviver de uma forma mais tranquila”, afirma a terapeuta.
Jaqueline acrescenta que essa deve ser uma luta constante porque o ser humano é imperfeito. “É importante que você tenha momentos em que saia do fluxo para que consiga achar um equilíbrio entre as tarefas diárias e você estar bem consigo”, pondera.
Exercícios para mudança de hábitos
As pessoas possuem alguns comportamentos que por vezes são negativos em relação às tarefas e convivência, e a terapeuta pontua que existem mecanismos para fugir dessa negatividade e para que a pessoa consiga levar a vida de uma forma mais leve.
“A respiração é muito importante para que você consiga fugir de embates ou ser desagradável com alguém. Então se você está pensando em discutir com alguém, por exemplo, respire! Esse é um dos principais exercícios e é fundamental para que você possa tomar a decisão correta e evitar situações desnecessárias”, explica.
Outro aspecto que faz diferença nesse processo de mudança de hábitos é a presença de amigos que te digam aquilo que você precisa ouvir naquele momento, segundo Jaqueline. “Muitas vezes esses amigos estarão dizendo coisas que não queremos ouvir naquele momento, porém precisamos”, pontua. Ela também acredita que quando você se relaciona com pessoas que possuem uma visão mais positiva sobre as coisas, a tendência é que você também passe a tê-la.
Jaqueline afirma que é importante que as pessoas vigiem os seus pensamentos para que consigam mudar esses hábitos. “Muitas vezes você se preocupa com algo que é impossível de fazer e aquilo que é possível vai deixando de lado. Um exemplo é focar em um problema que a casa está no telhado e não conseguirá resolver no momento, enquanto deixa a louça na pia e vai acumulando”, assegura.
“Tudo começa nos pensamentos, por isso é importante que você realize esse exercício de identificar por que está pensando naquilo e se isso te agregará em algo”, acrescenta.
Terapias Integrativas e Complementares
As terapias integrativas e complementares possuem o foco de promover a saúde e o bem-estar a paciente, através de técnicas que auxiliam na recuperação do equilíbrio emocional, mental e físico.
“Eu sempre digo que é um processo de complemento para a vida do paciente. Então existem várias formas de desenvolver essas terapias e a pessoa tem a percepção de em qual delas se adequa melhor, de acordo com os seus valores e estilo de vida”, afirma.
Confira a entrevista completa: