O julgamento dos acusados de matar um casal de jovens por engano em Ponta Grossa, no Paraná, tem início nesta segunda-feira (3). Luiz Arthur Bach Xavier, de 23 anos, e Rubiane Aparecida Mayer, de 22, foram mortos com 20 tiros em setembro de 2023, enquanto dormiam em sua residência. A investigação indicou que o verdadeiro alvo do crime era um vizinho das vítimas, que havia deixado sua motocicleta estacionada em frente à casa do casal.
Sete réus estão sendo julgados pelo homicídio qualificado. O Ministério Público (MP) alegou que o crime foi cometido por motivo fútil, de forma cruel, com recurso que dificultou a defesa das vítimas e o uso de arma de fogo de restrição ou proibida.
A audiência de instrução e julgamento está prevista para começar às 14h e, segundo o advogado Fernando Madureira, assistente de acusação, serão ouvidos ao menos dois informantes e quatro testemunhas de acusação. Ao término da audiência, o juiz poderá proferir a sentença ou decidir se o caso será encaminhado ao Tribunal do Júri.
Seis dos sete acusados estão detidos. Dois foram presos em maio de 2024 e quatro em junho do mesmo ano. O sétimo suspeito, apontado como um dos mandantes do crime, segue foragido.
De acordo com a denúncia do MP, o assassinato do verdadeiro alvo foi planejado por dois homens com motivações distintas: um deles, movido por ciúmes da ex-companheira, e o outro, envolvido com tráfico de drogas, acreditava que a vítima o havia denunciado à polícia. O MP também afirmou que um terceiro réu teria sido responsável por organizar a logística do crime e contratar os quatro executores.
Luiz e Rubiane viviam juntos havia oito meses em uma casa alugada no bairro Jardim Europa, em Ponta Grossa. Na madrugada de 30 de setembro de 2023, moradores da região ouviram tiros e acionaram a Polícia Militar, que encontrou os corpos dos jovens em sua cama.
Informações: g1