A cidade de Ponta Grossa será sede de um dos mais avançados centros de pesquisa do Paraná: o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Inteligência Artificial – ICT dos Campos Gerais. Com investimento superior a R$ 90 milhões, o empreendimento irá transformar a cidade em um polo de inovação e conhecimento, unindo tecnologia de ponta e preservação ambiental.
A equipe do portal D’Ponta News fez uma transmissão ao vivo do lançamento da Pedra Fundamental do ICT dos Campos Gerais. Confira:
O ICT dos Campos Gerais será construído ao lado do Lago de Olarias, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) cedida à Unilivre. A área, adjacente à RPPN Sítio do Sueco – Família Lange, possui uma localização estratégica, integrando natureza, tecnologia e a comunidade. Com a proposta de aliar inovação tecnológica e sustentabilidade, o ICT dos Campos Gerais se consolida como um marco no desenvolvimento científico, tecnológico e de IA na região, reforçando o protagonismo de Ponta Grossa no cenário da pesquisa e da transformação urbana inteligente e digital.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, comemorou o investimento da Unilivre para a construção do ICT. “Estamos transformando a realidade da nossa cidade, com projetos em ação e investimentos em todas as áreas. Esse centro de pesquisa irá somar ainda mais para construirmos ideias ainda mais inovadoras, com tecnologia e muita pesquisa. A cidade de Ponta Grossa está reafirmando ainda mais o seu compromisso com a construção de uma cidade planejada para todos”, afirmou.
O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Alex Canziani, representou o governador Ratinho Jr. e destacou a cidade de Ponta Grossa como um exemplo de inovação para o Paraná. “Ponta Grossa é uma das comunidades mais inteligentes do mundo, preocupada com sua população e focada em transformar a vida das pessoas. Esse novo investimento trará ainda mais inovação e tecnologia para o município, e tenho certeza de que daqui sairão projetos diferenciados para a nossa gente”, pontuou.
Projeto inovador da Unilivre
O início das obras do centro de pesquisa está previsto para o segundo semestre de 2025, com conclusão prevista entre 24 e 36 meses. O ICT dos Campos Gerais será voltado, principalmente, à formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com cursos focados na aplicação da inteligência artificial (IA) na resolução de desafios sociais, ambientais, urbanos e econômicos.
O diretor-superintendente da Unilivre, Francisco Gevaerd, destaca a importância do ICT dos Campos Gerais. “O centro de pesquisa vai além de uma estrutura física; ele simboliza o compromisso da Unilivre com a ciência, inovação e, sobretudo, com um futuro sustentável. A parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa será ainda mais fortalecida através do ICT, e iremos impulsionar ainda mais o desenvolvimento da cidade e da região. Esse é um passo estratégico para posicionar os Campos Gerais e o Estado do Paraná na vanguarda da transformação digital”, disse.
O espaço contará com uma estrutura moderna, sustentável e de madeira engenheirada, incluindo auditório, estações de trabalho, áreas de convivência, café, coworking, rooftop e mirante com vista para a cidade. O laboratório de IA será um dos destaques, atendendo especialmente à comunidade empresarial dos Campos Gerais.
O ICT Campos Gerais integrará a capacidade técnica do setor privado e as demandas estratégicas dos governos e da população, para desenvolver soluções ágeis e escalonáveis em setores críticos, como saúde, mobilidade, segurança e governança ESG. Além disso, o centro responderá a desafios globais urgentes, como a transição para cidades sustentáveis e a redução de desigualdades por meio de sistemas de IA aplicados à gestão de resíduos, eficiência energética e monitoramento ambiental.
O conselheiro e líder de Tecnologia e Inovação da Unilivre, Maurício Pimentel, finalizou ressaltando a transformação que o ICT fará para o empresariado. “Estudar ciência, soluções, tecnologia, tudo isso de forma aplicável e acessível é o que queremos. Reunir profissionais e comunidade para encontrar as respostas para os desafios que temos em todas as áreas da nossa vida. O centro de pesquisa transformará empresas de Ponta Grossa e de todo o Paraná”, apontou.
Parceria com a Unilivre
A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou a parceria com a Unilivre ainda no ano passado, com a assinatura da ordem de serviço para o desenvolvimento de pesquisas e estudos técnico-científicos, visando à elaboração do projeto estratégico de recuperação socioambiental e reurbanização de fundos de vale no perímetro urbano, especificamente nas bacias hidrográficas dos arroios Olarias, Pilão de Pedra e Ronda.
O grupo de trabalho, com representantes do governo municipal e da Unilivre, também irá discutir propostas e ideias para a implantação de novos parques lineares e caminhos verdes, visando a aumentar a permeabilidade nas várzeas e ampliar as áreas de lazer. A ideia inicial é integrar áreas de vegetação significativa e de interesse paisagístico, para expandir os espaços públicos de circulação e bem-estar dos pedestres, preferencialmente arborizados.
Sobre a Unilivre
A Unilivre, fundada em 1991, foi pioneira no modelo de disseminação do conhecimento ambiental, tornando Curitiba reconhecida como Capital Ecológica. Sua missão é promover experiências relacionadas às questões ambientais para criar uma postura ambientalmente correta nos cidadãos, visando a aprimorar a qualidade de vida global. Guiada pela ideia de que a cidade é o ambiente do desenvolvimento humano, a Unilivre promove a educação e a ação coletiva para um futuro mais sustentável, por meio dos seus projetos inovadores nos pilares: planejamento urbano, gestão ambiental, cidades inteligentes e educação.
com informações da assessoria