Domingo, 28 de Abril de 2024

Liga Católica vai festejar 90 anos na Diocese

2024-03-15 às 13:13
Foto: AssCom Diocese de Ponta Grossa

A Liga Católica Jesus, Maria e José completa 90 anos na Diocese neste dia 19 de março. A primeira Liga foi fundada em 1934, na Paróquia São José/Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ponta Grossa. E vai ser na paróquia que será celebrado o aniversário da Liga, neste domingo (17), com uma programação iniciada já às 7h30, com café da manhã, 8 horas, uma formação, e, às 10 horas, missa em ação de graças com o bispo Dom Sergio Arthur Braschi.

De acordo com o diácono Mário Cequinel, assessor espiritual da Liga, a primeira Liga Católica do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, onde há um ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Liga sendo derivada da ação dos (padres da Congregação do Santíssimo Redentor) redentoristas, também é consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como a congregação, que a tem como padroeira. Para festejar o aniversário diocesano da Liga, o ícone de Nossa Senhora, que vem visitando as diferentes regiões do país, estará peregrinando pela Diocese, a partir de 1º de maio. Ele vai passar por todas as paróquias de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba. O ícone, que será o tema da formação deste domingo, virá da Diocese de Franca (SP).

O ícone permanecerá de dez a 12 dias na paróquia. A definição das datas da peregrinação será feita em acordo com o pároco, que terá que aprovar o dia. “Peço a ajuda de todos os senhores para que o ícone chegue ao maior número de pessoas, nas mais diferentes comunidades”, solicitou o diácono, durante a reunião geral do clero de ontem. A intenção, segundo ele, é divulgar a Mãe do Perpétuo Socorro e as ligas, “mas, também para rezar, principalmente, pelo centenário da Diocese e pelo Jubileu 2025. Ajudem, se disponham a ajudar não à Liga, mas a crescer a devoção a Nossa Senhora”, sugeriu o diácono Mário.

A Liga Católica foi criada inicialmente na Paróquia São José, um pouco antes da criação da própria paróquia, há 90 anos. Já a Federação das Ligas Católicas, que reúne todas as ligas da Diocese, só foi fundada 46 anos atrás. “Nosso objetivo é levar Deus às famílias e as famílias para Deus. As reuniões envolvem desde criança de colo até idosos. A família. Todos. Viúvos, separados, divorciados, casados, todos têm lugar”, assegurou o assessor espiritual do Movimento.

da assessoria