Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Lutador ponta-grossense de MMA representa o Brasil no UFC, nos Estados Unidos

2023-06-19 às 17:42

O lutador ponta-grossense de MMA, Rickson Thai Zenidim, filho do renomado lutador Paulo Zenidim Bueno, o ‘Paulão’, e Sandra Zenidim, vai representar o Brasil no campeonato mundial de maior destaque da modalidade, o UFC (sigla para Ultimate Fighting Championship). A luta acontecerá no dia 8 de agosto, em Las Vegas, nos Estados Unidos, contra o peruano Kevin Borjas, conhecido como ‘El Gallo Negro’, na categoria de 56,7 kg.

Rickson, que também é conhecido como ‘The King’, assinou um contrato com o UFC e vai fazer uma luta no evento ‘Danas White’s Contender Series’. Ele é o primeiro de Ponta Grossa a competir no evento. “É sensacional ter um filho, um lutador aqui de Ponta Grossa, e colocar nossa cidade, que é uma cidade pequena, do interior, no maior evento de MMA do mundo, é quase impossível. Somos uma família e um time de nível A, o mais alto do MMA, e conseguimos chegar na ‘Copa do Mundo’do MMA, que é o UFC”, diz Paulão, que é pai e técnico de Rickson.

Criado em 1993, o evento foi idealizado pelo brasileiro Rorion Gracie. Segundo o treinador, o UFC é onde todos os lutadores do mundo querem lutar.  “É muito difícil, quase impossível, chegar no UFC sem estar em uma grande equipe, em uma capital, como Curitiba, São Paulo ou Rio de Janeiro. Nós quebramos esse protocolo, somos apenas uma família do interior do estado e conseguimos chegar no maior evento de MMA do mundo, colocando a cidade e a nossa família nesse grande evento”, diz o treinador.

Rotina de treinos

Com uma intensa rotina de treinamentos, Rickson se dedica diariamente para a vitória. “A nossa rotina envolve todas as lutas de artes marciais possíveis. A gente pode fazer boxe, muay thai, jiu jitsu, judô, taekwondo, karatê, kung fu, treinamos vários estilos de luta, além da parte física: corrida, musculação, natação, parte aeróbica. É o dia inteiro a gente se dedicando. Treinamos no reduto da Caveira, que é a nossa casa, e na Praza Zenidim, a Praça do MMA. A gente se prepara bastante para sair lutar para as competições mundo a fora”, reforça Paulão.

A expectativa para o combate está alta. “Eu acredito que vai ser uma apresentação muito boa pro Rickson, porque ele está preparado, vamos estudar, montar uma estratégia bem boa para ele ter o aproveitamento 100%, procurando nocaute ou finalização para ter um bom rendimento e trazer vitória para nossa cidade e para o nosso país”, completa o pai.

“Quero convidar todos os ponta-grossenses para ficar na torcida por nós, temos uma história e uma jornada muito grande, desde a época do antigo Vale Tudo, e hoje conseguimos vencer e mostrar que se tiver perserverança e resiliência se consegue chegar ao seu objetivo. É ter um sonho, transformá-lo em objetivo e colocar a família e Deus no comando, é muito importante. Desistir nunca, render-se jamais”, finaliza.

Luta está no DNA da família

A família ponta-grossense Zenidim é a única família em ação no mundo do MMA. Paulão relembra que a história da família com as artes marciais é antiga e iniciou na época do ‘Vale Tudo’. “Meus tios, meus ancestrais já eram lutadores, eu segui o caminho e estamos desde aquela época. É uma jornada muito grande e a gente conseguiu chegar no objetivo. Eu montei um sistema de lutas, um estilo, nós temos um estilo próprio que é o Zenidim e conseguimos ganhar o mundo, devagar fomos ganhando competições municipais, estaduais, internacionais, e conseguimos chegar ao topo do mundo, que é o UFC”, diz.

“Como pai eu sou realizado por ter meus filhos que me acompanham na jornada, não só na luta, como na vida também, sou muito feliz, muito realizado por ser pai deles. E como técnico e treinador sou muito mais realizado também, porque conseguimos chegar no objetivo, que era o objetivo da família”, completa.

Data especial

A notícia de que Rickson vai lutar no UFC aconteceu na mesma data em que a mãe de Paulão faleceu. Dona Rosa Zenidim Bueno morreu em 19/06/2016. “Justamente nesta data, é um dia muito triste para nós, eu estava lutando com o meu filho mais velho em Camboriú na época e na viagem a gente ficou sabendo que ela faleceu. Então é uma data triste, e hoje estamos comemorando uma alegria muito grande, de entrar no maior evento de MMA do mundo, com certeza ela que arrumou tudo isso, para ficar uma data alegre”, diz Paulão.

Siga o clã Zenidim nas redes sociais:

@zenidimbrasilmma

@thekingzenidim

@paulaozenidim

Veja também