Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025

Médico Bruno Pançan detalha sobre as causas e tratamentos para as varizes

O cirurgião vascular participou de entrevista exclusiva do programa 'Manhã Total'
2025-02-27 às 13:03
Eduardo Vaz/ D’Ponta News

O Programa ‘Manhã Total’, do D’Ponta News desta quinta-feira (27) contou com a presença do cirurgião vascular Dr. Bruno Figueiredo Pançan, que reside em Ponta Grossa há oito anos. Durante a entrevista, ele abordou um tema muito comum e que afeta uma grande parte da população: as varizes. Na conversa, o especialista abordou questões que colaboram para o surgimento das varizes e quando é o momento ideal para buscar ajuda médica.

De acordo com Dr. Bruno, a principal causa das varizes é de origem genética. “A causa das varizes é a questão genética, está presente em 50% da população. Quando os pais têm, a chance dos filhos terem é alta”, explicou. Ele ainda destacou que as varizes podem trazer complicações sérias como trombose e feridas nas pernas. “Quem tem varizes tem mais chance de ter complicações nas pernas como trombose e feridas. Machuca a perna e não cicatriza, é nesse momento que também o pessoal vem buscar ajuda”, completou.

Eduardo Vaz/ D’Ponta News

 

Quando buscar ajuda médica
O especialista ressaltou que o tratamento precoce é fundamental. “O ideal é que quando se percebe a presença de veias, que procure o profissional. Esse é o melhor momento para tratar, antes de uma complicação”, orientou. Ele também explicou como identificar quando é necessário buscar ajuda. “O tratamento preventivo é o melhor caminho. Quando você já tem um sinal, como uma grande veia na perna e que não estava ali antes, essa veia tem que ser analisada”, afirmou.

Fases da vida e surgimento das varizes
Dr. Bruno destacou que mudanças hormonais podem ser determinantes para o surgimento das varizes, especialmente em mulheres. “É muito comum em mudanças, nas fases da vida. Por exemplo, no público feminino após uma gestação, ou ainda no início da vida adulta e menopausa. Ou seja, em situações de alterações hormonais mais severas, esses são os principais momentos”, disse.

Idade e sintomas
Embora as varizes geralmente comecem a aparecer na vida adulta, o especialista alertou sobre os primeiros sinais. “É na vida adulta que você vai começar a se preocupar, raramente vai estar acometendo um adolescente. Claro, pode ter algum caso, mas é geralmente durante a vida adulta”, afirmou. Os sintomas mais comuns são dores nas pernas, especialmente no final do dia. “O principal sintoma são dores nas pernas. Geralmente é aquela dor do final do dia, dor do cansaço. As vezes as pessoas até tem uma condição física adequada, mas no fim do dia sente uma dor desproporcional nas pernas”, explicou.

Dicas para quem fica sentado por muito tempo
Motoristas e pessoas que ficam sentadas por longos períodos devem adotar alguns cuidados para evitar o aparecimento de varizes. “A orientação é de que pelo menos a cada uma ou duas horas, façam uma pausa. Essa pausa pode ser curta, coisa de você levantar, ir ao banheiro ou tomar um café. Esse movimento da panturrilha já dá uma renovada na perna”, recomendou Dr. Bruno.

Como o exercício pode ajudar
O cirurgião vascular também deu dicas para quem pratica atividades físicas. “O exercício aeróbico é o melhor que a gente tem porque desenvolve os músculos a longo prazo e promove uma musculatura mais condicionada. E a musculatura das pernas bem condicionadas, a circulação funciona melhor, diminuindo as dores”, destacou.

Tratamento das varizes
Dr. Bruno falou ainda sobre as várias formas de tratar as varizes, que vão desde a cirurgia convencional até tratamentos menos invasivos. “Temos tecnologias para tornar as varizes mais simples. A mais famosa é a cirurgia convencional, de varizes. Além disso, temos técnicas que diminuem o tempo de recuperação, que não precisa ficar tanto tempo de repouso. Tem a opção da espuma e lazer”, explicou. O tratamento de varizes é individualizado, considerando fatores como a idade, a expectativa do paciente e a questão estética. “Quando falamos de tratamento de varizes, é muito individualizado e isso depende de pessoa para pessoa”, completou.

Mulheres e varizes
A incidência de varizes é maior entre as mulheres, especialmente devido à influência hormonal. “Isso ocorre pela questão hormonal, que influencia mais nas mulheres do que nos homens”, afirmou. Além disso, o uso de salto alto pode agravar o quadro. “Quando usa o salto, a musculatura contrai, a perna não se movimenta da maneira correta. Com o salto, há o impedimento da devida movimentação e as veias têm dificuldade e ao longo prazo, aumenta a chance de varizes”, alertou.

O calor e o inchaço nas pernas
Dr. Bruno também falou sobre como o calor pode intensificar o problema. “No verão é pior, no calor a perna e veias dilatam mais”, disse. Por isso, é importante tomar precauções durante os dias mais quentes.

Busque orientação
Dr. Bruno Figueiredo Pançan atende na Clínica Inovare, localizada na Rua Carlos Osternack, 111, na Vila Estrela, em Ponta Grossa. Para mais informações ligue no (42) 3026-2600.

Assista o programa completo aqui: