Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Médico dermatologista de PG comenta sobre cuidados com a pele no inverno

2023-06-01 às 16:41

O médico dermatologista e diretor técnico médico da clínica Inpelle Saúde e Beleza, Dr. Franck Wellington Bobato, informou sobre os cuidados que devemos ter com a pele no inverno para evitar o ressecamento devido ao frio, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (1º).

Ressecamento da pele

Com a mudança de temperatura e a chegada do frio, muitas pessoas ficam com a pele ressecada e essa é uma das preocupações, durante esta época do ano. “A nossa pele sente bastante essas alterações de temperatura. Uma das principais queixas dos pacientes é o ressecamento exagerado, e com isso muitas pessoas começam a ter um prurido maior e, pelo fato de coçar essas regiões, pode desencadear eczemas e dermatites em pacientes que já têm uma certa pré-disposição para alergias”, explica o dermatologista.

Outro fator que desidrata a pele, é o banho quente que a maioria das pessoas opta durante essa época do ano. A alta temperatura da água, deixa a pele mais desprotegida. “Nosso banho acaba sendo um banho mais demorado, com uma temperatura mais elevada e acaba tirando mais a hidratação e oleosidade da nossa pele, que acaba ressecando mais”, aponta o Dr. Franck. “Muitas vezes, você sai do banho e após se enxugar já quer se vestir rapidamente [devido ao frio] e não utiliza algum creme hidratante [deixando de hidratar a pele corretamente] e a coceira de regiões ressecadas é muito comum nesse período”, complementa.

Pacientes atópicos

A coceira pós-banho, durante esse época do ano, pode causar alergia e eczemas principalmente para pacientes atópicos [que já possuem uma pré-disposição para ter alergia]. “O eczema é uma inflamação da pele causada por agentes, produtos ou ressecamento e escoriação. E no caso de pacientes atópicos, muitas vezes acaba virando uma ‘bola de neve’, porque começa coçando uma região pequena do corpo e vai se expandindo”, destaca o dermatologista.

Cuidados básicos

Tomar um banho mais rápido pode ser uma das medidas a ser tomada, durante esse período, para que o ressecamento da pele não aconteça de uma forma abundante. “Um banho mais rápido, com uma água morna [que não seja tão quente], e ter o hábito de sair do banho e já ter uma hidratação na pele, que fazendo isso 90% dos problemas já estarão sendo solucionados”, explica o Dr. Franck.

Pessoas que possuem pouca ou muita oleosidade na pele, devem ter os cuidados específicos para cada situação. “Existem vários tipos de pele, temos pacientes com a pele extremamente oleosa [e isso incomoda um pouco] e existe tratamento com produtos específicos para esses casos. E existem pacientes com a pele extremamente seca, nesses casos se dá uma ênfase maior à questão da hidratação”, afirma.

Protetor solar

O uso do protetor solar não é restrito ao verão. O cuidado com a pele deve ser realizado durante o ano inteiro para evitar problemas com a pele.

“Tanto para a prevenção de doenças [principalmente câncer de pele] quanto para a questão de envelhecimento e manchas na pele”, explica o dermatologista. “O cuidado deve ser referente ao sol e também às luzes do dia a dia. A luz azul, que é muito importante hoje em dia, que está no computador, celular e afins também tem uma influência muito grande, principalmente nas manchas como melasma”, complementa.

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado, que geralmente aparece nas bochechas, na testa e no buço, porém também pode surgir em outras áreas do corpo. “Uma vez que começou, a gente sempre terá, porque é uma doença crônica da pele. O cuidado, nesses casos, deve ser no dia a dia através de protetor solar, clareadores e tratamento com aparelhos [lazer e microagulhamento] para se ter um controle”, explica o Dr. Franck.

Uso do protetor no dia a dia

A recomendação do uso de protetor solar para o dia a dia é o fator 30. “A recomendação, de modo geral, é a rotina de utilizar o fator de proteção 30, com passagem durante a manhã e uma repetição na hora do almoço”, orienta.

Serviço

O Inpelle Saúde e Beleza se localiza no Shopping Palladium, loja 205. O telefone para contato é: (42) 3028-8200.

Confira a entrevista completa: