A principal motivação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa (MBPG), é reunir, preservar e disponibilizar para pesquisa um acervo repleto de história desta fantástica modalidade, que faz parte da cultura esportiva da cidade. O foco da atividade agora é a realização da primeira exposição temporária da entidade, que vem acertando os últimos detalhes e preparando todo o material.
Tendo em vista o evento, que será nas dependências do Colégio Sepam e agendado para novembro, no trabalho detalhado feito até o momento, foram selecionados e realizadas a preparação de alguns dos objetos que fazem parte do acervo para a exibição. Todo esse processo em relação aos itens do acervo vem sendo realizado pela historiadora do MBPG, Vitória Gabriela de Oliveira, conforme consultoria prestada pela empresa Viés Cultural, no último dia 10 de setembro, sendo concluído no dia 23 do mesmo mês.
Ao todo, 28 peças foram higienizadas e cuidadosamente embaladas em caixas para o transporte seguro até o espaço no Colégio Sepam. Entre os objetos que serão expostos, estão por exemplo, medalhas de disputas locais, regionais e nacionais; troféus, flâmulas e também o agasalho das Olimpíadas de Barcelona do ano de 1992, pertencente à jogadora Joycenara Batista, além de inúmeras fotografias que contam a história do basquete de Ponta Grossa e região.
No geral, todo esse trabalho de preservação e difusão do acervo que a Associação do Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa vem desenvolvendo desde 2019, ganhou o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Paraná, que recentemente concedeu o Título de Utilidade Pública à entidade. Também conta com apoio da PACCAR Financial, DAF Caminhões e Colégio Sepam.
da assessoria