A Catedral de Ponta Grossa celebra, na tarde deste sábado (5), a partir das 15h, a ordenação episcopal do Monsenhor Evandro Luís Braun, bispo eleito da Diocese de Campo Mourão. Na manhã deste sábado (5), participou de coletiva de imprensa, no Seminário São José, em que explicou a escolha de seu lema: “Amou-os até o fim”.
“Quando eu escolhi esse lema, eu tinha presente os padres, claro que o povo, mas de modo particular os padres, que são os grandes colaboradores da ordem episcopal”, disse. O monsenhor concedeu a coletiva ao lado do bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Versari e dos demais bispos ordenantes: Dom Francisco Carlos Bach, arcebispo de Joinville (SC) e o bispo emérito de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi.
“O que eu sou como gente, eu devo muito às realidades nas quais eu estive inserido, e Piraí do Sul foi uma experiência incrível na qual Deus me colocou por muitos anos da minha vida. O povo de Piraí é um povo humilde, um povo devoto, é um povo que ama a Nossa Senhora de uma forma espetacular. Lá eu aprendi que, de verdade, Nossa Senhora é mãe da Igreja, mãe do povo e mãe dos aflitos. O que eu levo para Campo Mourão? O amor de Nossa Senhora, que eu encontrei naquela comunidade muito manifestada, eu levo a importância de se valorizar na impressão popular, aliás a igreja pede muito isso, que se valorize aquilo que é o povo, que surge espontaneamente do povo”, aponta Monsenhor Evandro ao refletir sobre sua trajetória na Diocese de Ponta Grossa.
Dom Bruno destacou aos profissionais de imprensa e aos agentes da Pastoral da Comunicação que é uma alegria enviar um bispo para Campo Mourão, diocese que o acolheu por quase sete anos (2017-2024).
A posse do Monsenhor Evandro Luís Braun como bispo diocesano de Campo Mourão ocorre em 3 de agosto, dia em que completa 49 anos, na Catedral São José, em Campo Mourão.
A cerimônia de ordenação episcopal, neste sábado (5), às 15h, na Catedral Sant’Ana, em Ponta Grossa, será transmitida ao vivo pela TV Evangelizar.
Nascido em Teixeira Soares, em 3 de agosto de 1976, o Monsenhor Evandro Luís Braun foi ordenado padre em 15 de setembro de 2002 e, ultimamente, desde março de 2020 desempenhava a função de pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro da Ronda, em Ponta Grossa. Antes disso, por 10 anos, entre 2010 e 2020, foi pároco da Paróquia Senhor Menino Deus e reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Também nesse período, de 2010 a 2015, foi diretor espiritual do Seminário Propedêutico da Diocese de Ponta Grossa.
Desde 2014, é membro do Colégio de Consultores da Diocese de Ponta Grossa. É o exorcista da Diocese desde junho de 2017 e também atua como vigário geral das Irmãs Carmelitas Servas da Misericórdia.
Com informações da Diocese de Ponta Grossa