Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Motoristas do transporte coletivo realizam paralisação no Terminal Central de PG

2025-08-28 às 12:35
Divulgação Sintropas

Por Camila Souza

Motoristas do transporte coletivo de Ponta Grossa iniciaram uma paralisação nesta quinta-feira (28). Até o momento, a mobilização ocorre apenas no Terminal Central e começou por volta do meio-dia e deve seguir até às 13h, de acordo com informações prévias da Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte da cidade. A equipe de jornalismo segue em busca de informações atualizadas e esta matéria será complementada ao longo do dia conforme novos dados forem confirmados.

Leia também: Transporte coletivo de PG volta à normalidade após paralisação de motoristas; veja imagens

O movimento desta quinta-feira ocorre em meio a uma série de impasses entre o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo (Sintropas), VCG  e a Prefeitura de Ponta Grossa.

Nos últimos dias, a categoria já havia alertado sobre a possibilidade de paralisações. O presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, chegou a afirmar que mudanças feitas pela Prefeitura após a pandemia como a redução de horários e o aumento de percursos em várias linhas vêm gerando sobrecarga nos motoristas e aumentando o risco de acidentes. Segundo o sindicato, a situação levou a jornadas exaustivas e dificuldades para cumprir os horários. A entidade também aponta crescimento no número de acidentes envolvendo ônibus desde as alterações.

Na segunda-feira (25), em Assembleia Geral Extraordinária, os trabalhadores da VCG autorizaram por unanimidade o sindicato a adotar medidas, incluindo paralisações e ações judiciais, caso não haja resolução imediata dos problemas. Ainda naquela data, foi encaminhado um ofício à empresa e à Prefeitura cobrando soluções urgentes.

A VCG, por sua vez, afirmou que está em tratativas com a Prefeitura para realizar ajustes nas linhas e que, na avaliação da empresa, não haveria motivo para paralisações, já que medidas estariam em andamento.