Domingo, 18 de Maio de 2025

Na UniSecal, acadêmicos têm aulas práticas do começo ao fim do curso

2022-11-29 às 15:52

Aulas práticas do começo ao fim do curso, é assim que os acadêmicos da UniSecal põem em prática o que viram em teoria na sala de aula. Um exemplo recente é o curso de Pedagogia com oficinas pedagógicas.

A coordenadora do curso, professora Perla Cristiane Enviy, comenta que a disciplina de curricularização proporciona ao 6º período a organização das oficinas e busca oportunizar aos acadêmicos vivências e práticas do contexto escolar e de outros espaços formativos permitindo reflexões sobre esse campo de atuação que qualificará a formação desse profissional.

“Os contextos educacionais na atualidade apresentam aos acadêmicos de Pedagogia desafios presentes no processo formativo como futuros profissionais da educação. Um destes desafios são as políticas ambientais que devem ser trabalhadas desde a educação infantil”.

Atanael Alves estava presente e ressalta a importância da atividade. “Foi uma oficina voltada pra trazer uma experiência nova para os acadêmicos, abordando um assunto e metodologias diferenciadas que trabalharemos em sala com os alunos”.

Mundo Natural, Alquimia das Cores e De Volta ao Lar Green: compreensão sobre a importância dos 5Rs para o meio ambiente foram os temas abordados em 18 de novembro no Instituto de Educação.

A Professora Juliana Sauerbier, responsável pelo projeto, ressalta que a atividade busca oportunizar oficinas relacionadas ao meio ambiente, tema relevante no século XXI. “Esta ação foi de extrema importância para o acadêmico, para o seu processo de profissionalização docente”.

Para Perla, a oficina: “foi um momento de troca de conhecimentos, de vivências práticas, de formar-se e transformar-se enquanto professor!”

Sobre a UniSecal
O Centro Universitário Santa Amélia nasceu em 1988, quando o casal de professores Weider Barreto Aguiar e Eunice Andrade Aguiar decidiu fundar uma Instituição de Ensino Superior em Ponta Grossa.
Assim nasceu a Faculdade Cristo Rei que, por anos, foi a única faculdade privada em Ponta Grossa (PR). Ainda em 1988, o casal de professores instituiu a Sociedade Educativa e Cultural Amélia (SECAL), mantenedora da Faculdade Santa Amélia. Após anos de atuação na educação, o casal Aguiar transferiu o legado às três filhas: Isaura de Andrade Aguiar (Reitora), Rúbia de Andrade Aguiar (Pró-Reitora Acadêmico-Pedagógica) e Katya de Andrade Aguiar (Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas).
Em 2018, a Secal recebe a autorização do MEC para se tornar o Centro Universitário Santa Amélia, passando a se chamar UniSecal. Assim, a IES torna-se o primeiro Centro Universitário genuinamente ponta-grossense.
Atualmente possui nove cursos de graduação presencial e sete cursos de graduação a distância.
Mais informações em www.unisecal.edu.br e redes sociais: UniSecal