Domingo, 12 de Janeiro de 2025

No mês de prevenção ao câncer de boca, HU-UEPG realiza campanha de conscientização

2024-12-03 às 13:54
Foto: Luciane Navarro

Você pode até não saber, mas o mês de novembro também é vermelho para o Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque novembro também é lembrado como mês de conscientização e prevenção ao câncer de boca. Pela primeira vez, o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) propôs uma ação sobre a data, nos dias 26 e 28 de novembro.

Para a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, o Novembro Vermelho tem grande importância no contexto hospitalar, já que com a atuação de profissionais especializados o processo vai além do cuidado curativo e também na prevenção da doença por meio da identificação precoce e o acompanhamento de pacientes de alto risco. “A atuação da odontologia hospitalar em conjunto com outras especialidades, como nutrição e fonoaudiologia, fortalece o cuidado integral ao paciente, garantindo suporte desde a prevenção até o tratamento. A atuação multiprofissional, uma de nossas expertises, enfatiza a responsabilidade coletiva em promover a qualidade no atendimento à saúde dentro do ambiente hospitalar”, garante Fabiana.

A ação foi organizada pela equipe de odontologia hospitalar e cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do HU-UEPG, sendo que a promoção e realização do evento envolveu a participação de docentes, preceptores e residentes da instituição. Uma das preceptoras do HU-UEPG e organizadora do evento, Marceli Dias Ferreira, conta que a campanha do Novembro Vermelho tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal, além de incentivar os cuidados com a saúde bucal e promover a informação sobre os fatores de risco associados à doença. “A prevenção do câncer de boca envolve uma série de cuidados com a saúde bucal e o estilo de vida. Algumas das principais formas de prevenir essa doença incluem: evitar o uso de tabaco, reduzir ou evitar o consumo de álcool, proteção contra radiação solar com uso de protetores labiais, manter uma boa higiene bucal, vacinação contra o HPV, evitar lesões bucais crônicas”, explica Marceli.

Ela destaca ainda a importância de, ao notar sinais suspeitos como manchas brancas ou placas vermelhas que não desaparecem, ferida nos lábios ou boca que não cicatrizam em 15 dias, aftas prolongadas ou sangramentos sem causa desconhecida, os pacientes procurem avaliação de um cirurgião dentista.

A campanha em si contou com duas ações distintas. Na última terça-feira (26), no saguão do HU, foi promovido um evento de conscientização sobre o câncer de boca, com distribuição de folders e panfletos e esclarecimento de dúvidas sobre saúde bucal. Pacientes que apresentavam queixas de lesões bucais e buscavam informações sobre o assunto e sobre a sua condição foram atendidos. Para cada caso, foram feitos os encaminhamentos adequados para acompanhamento especializado, conforme necessário.

Regiane Carvalho, servidora do Setor de Imagem, foi atendida pela equipe de odontologia e ficou muito feliz com o atendimento. “Eu fiquei aliviada porque elas tiraram minhas dúvidas e já me indicaram uma solução para o problema”, afirmou.

Já na última quinta-feira (28), uma palestra sobre o tema foi proferida para a equipe de funcionários do Hospital Universitário e abordou cuidados preventivos e a importância da detecção precoce da doença. Além de Marceli, participaram do evento as preceptoras Fernanda Pereira Politta, Maria Luiza Chemin e Valeska Walchaki; e os residentes Thais da Fonseca Afonso Moreira, Marianne Grollmann, Anna Isis Fornazari Rocha, Rayzza Golinski Passos, Luana Cunha Borges de Medeiros, João Vitor Fabrício Bruno, Maria Dolores Franco Raines, Ketrin Ariana Xavier Vieira, Bruna Pires e Yohana Veiga Poterala.

da assessoria