Domingo, 15 de Dezembro de 2024

No primeiro dia como bispo, Dom Bruno visita duas paróquias fora de PG

2024-08-13 às 15:18
Foto: Pascom Paróquia São Roque /Paróquia Menino Jesus

Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até 2027, o novo bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, em seu primeiro dia de ‘trabalho’ esteve em duas paróquias, ontem (12): na Paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí, e na São Roque, de Ventania. Dom Bruno fez questão de incentivar atividades ligadas à Semana Nacional da Família, que acontece em todo o Brasil, de 11 a 17 deste mês, com o tema ‘Família e Amizade’.

Já na celebração que marcou a sua posse, no sábado, Dom Bruno fez referência ao início da Semana e chamou para frente do altar o casal responsável pela coordenação nacional da Pastoral Familiar, Solange Inês Gregory Schila e Alisson Roberto Schila, a quem agradeceu a presença e a ajuda na missão de fazer chegar às famílias a mensagem da Igreja. “Eu gostaria de incentivar e promover o encontro da família aonde for possível. Organizar um momento de oração, talvez, ir para a igreja juntos, ir visitar os avós, alguém enfermo, ter um momento de amizade”, sugere o bispo.

De acordo com Dom Bruno é preciso promover a amizade na família. “Promover o encontro e, bom também, encontrar outras famílias na paróquia, na comunidade. Promover a amizade para a família inteira, momentos para as crianças, momentos celebrativos para celebrar bem essa Semana da Família. Que Deus abençoe todas as famílias do Brasil!”, rogou o bispo.

Em Ventania, o bispo participou do sexto dia da novena em honra a São Roque. O novenário que iniciou dia 7 segue até o dia 15. “Estamos muito contentes por ele ter vindo. Ele motivou a todos para a Semana da Família, falou dos valores cristãos em sua homilia, da importância de cada um deles”, contou o pároco, padre Adevilson de Lara, citando que Dom Bruno motivou também a comunidade quanto à construção da nova matriz, “destacando a participação dos leigos nas iniciativas em prol da paróquia, descentralizando do padre. Muito interessante”, enalteceu o pároco.

Em todas as paróquias da Diocese, nos 17 municípios, a programação da Semana da Família está a todo o vapor, com ricos momentos de oração e reflexão. Na matriz da Paróquia Menino Jesus, de Guamiranga, a Semana foi aberta no final de semana, com as missas e a entrada da imagem da Sagrada Família. Ontem, houve o ‘Terço da Família’, com a participação de cerca de 100 pessoas. Amanhã, quarta-feira, será celebrada a missa e a novena de Nossa Senhora das Graças e, em seguida, adoração ao Santíssimo pelas famílias. Na sexta-feira, às 19 horas, o pároco, padre Nelson Bueno da Silva, fará uma palestra para as famílias. O encerramento será no sábado com a Santa Missa.

Além da programação religiosa, a cada dia, famílias estão gravando depoimentos e postando nas redes sociais da paróquia. Ontem, foi a vez da família do Hélvio e da Josiane Haacke, que tem três filhas e moram na comunidade do Guamirim. “Família é um projeto de Deus. Deus fez o ser humano para viver em família, tanto que deu para Jesus um pai e uma mãe aqui na Terra. Ser família é estar junto em todos os momentos, bons, de alegria, de tristeza, de doença… e ser família na Igreja é participar da comunidade, fazer o melhor que pode para todos viverem bem, para que a comunidade seja uma grande família”, resumiu Josiane.

da assessoria