A diretora geral do CIMSamu, Scheila Mainardes, esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (15), falando sobre a estrutura do SAMU na cidade.
CIMSamu
O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSamu), sociedade civil sem fins lucrativos, controla e gerencia o serviço de atendimento móvel de urgência, SAMU 192, na região dos Campos Gerais, com atuação em três Regionais de Saúde, 3ª, 4ª e 21ª.
“O SAMU começou em 2005, em Ponta Grossa, a partir de 2012 foi expandido para Castro e, hoje, nós atendemos 28 municípios. Ou seja, nós atendemos a totalidade dos municípios dos Campos Gerais”, destaca Scheila. “Nem todos os municípios possuem a ambulância, porém a população tem acesso através do 192. As ambulâncias são regionalizadas, então elas também atendem os municípios independente de estar com base nele”, acrescenta.
Ponta Grossa
Scheila afirma que a região possui 33 ambulâncias disponíveis na nos Campos Gerais. “Dessas 33, nove ambulâncias ficam na base do SAMU em Ponta Grossa. Como nós aumentamos o número de ambulâncias e equipes estamos com uma estrutura ‘estrangulada’, porém a prefeita [Elizabeth Schmidt] já sinalizou que serão construídas quatro bases descentralizadas”, aponta.
Essa descentralização abrangerá alguns bairros da cidade, segundo a diretora. “Uma base será na Praça Pres. Getúlio Vargas, no bairro Nova Rússia, a outra será juntamente com a UPA Santa Paula, uma no bairro Oficinas e a outra juntamente com a UPA Uvaranas”, explica. “Vão existir os momentos em que todas as viaturas irão à base central para fazer a troca de material, higienização e troca de equipe. Porém essas bases irão ‘desafogar’ [essa centralização que existe hoje]”, acrescenta.
Cerca de 500 profissionais atuando nos Campos Gerais
A equipe do CIMSamu possui um número expressivo de profissionais atuando na região dos Campos Gerais, segundo Scheila. “Nós temos cerca de 500 profissionais para atender toda a região. É um número grande de profissionais, e todos eles são qualificados para o atendimento de urgência e emergência”, complementa.
O número de atendimentos do CIMSamu também é bem elevado. “Nós estamos com uma média de 260 atendimentos diários, porém já chegamos a 310 em um único dia”, finaliza.
Serviço
O CIMSamu se localiza na R. Jacinto Lozza, 81 – Estrela; o telefone para contato é: (42) 3025-7993.
Você também pode acompanhar os conteúdos através do site.
Confira a entrevista completa: