A empresária e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ponta Grossa, Patricia de Oliveira Gomes, e a consultora de imagem e associada da CMEG, Ana Paula Baggio, destacaram os objetivos das palestras e fóruns que promovem, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (23).
CMEG
A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) faz parte da Fecomércio PR e está presente em 22 cidades paranaenses. As suas filiadas participam de encontros e palestras focados no aprimoramento profissional e pessoal da mulher.
“Nós promovemos fóruns de discussão, que são voltados para o empreendedorismo feminino, para que nós consigamos nos desenvolver melhor como empreendedoras”, explica a presidente da CMEG de Ponta Grossa. “Os objetivos principais são desenvolver o associativismo, aprimorar o nosso lado profissional como gestoras de negócio e realizar estudos e capacitações para as associadas”, complementa.
O enfrentamento que as mulheres passam no dia a dia para poder conciliar o trabalho e a educação dos seus filhos é frequente entre as associadas, segundo Patricia. “Quando nós nos reunimos para esses momentos de capacitação, os nossos encontros acontecem das 18h às 21h. E às vezes a mulher tem que ter um preparo com antecedência, por mais que ela seja empresária e gestora, para poder estar ausente de casa durante esse período”, destaca.
Como fazer parte
Para a mulher que está interessada em fazer parte da Câmara, a presidente explica que deve a procurar. “Quem está pensando em empreender deve nos procurar, porque se for uma mulher que está no mercado informal, por exemplo, se ela quiser fazer parte da CMEG e melhorar o contexto do seu negócio, nós fazemos todo o encaminhamento para a Sala do Empreendedor”, orienta. “Para ela aprender todo o processo de formalização, formação de CNPJ e fazer a trilha que eles têm de capacitação para depois começar a frequentar conosco outras capacitações um pouco mais avançadas”, completa.
União de variados nichos do mercado
Sobre a concorrência entre mulheres no mercado, Ana Paula destaca que a luta do associativismo é para uni-las. “Eu tento trazer com o meu trabalho justamente isso, que a mulher tem que se encaixar com o profissionalismo dela e não com a concorrência. E esse associativismo traz muito isso para nós, que podemos trabalhar juntas e unir as forças para não concorrer entre si”, diz. “Um dos meus objetivos dentro da Câmara e o meu projeto, junto com a Patricia nesse caso, é juntar dentro de um grupo vários nichos de mercado que podem trabalhar juntos”, complementa.
Uma das missões da CMEG é trazer inspiração para as associadas continuarem no ramo do empreendedorismo. “Nós buscamos trazer essa inspiração para que elas continuem no empreendedorismo e o olhando como uma vertente de negócio. Para que elas aprendam a fazer o registro de um livro caixa, trabalhar com as ferramentas digitais e trazerem inovação”, ressalta Patricia. Sobre a inovação, ela destaca que não é necessário somente investir em recursos tecnológicos. “Às vezes é melhorar um processo, que já traz uma diferença que traz rentabilidade para o negócio”, explica.
Serviço
Se você quiser se filiar à CMEG e ficar por dentro das palestras e afins, você pode entrar em contato através do instagram, que possui um link para conversar com a vice-presidente.
Confira a entrevista completa: