O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) destacou a assinatura da ordem de serviço que possibilita o início das obras do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER-4), realizada recentemente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com investimento total de R$ 10 milhões, sendo R$ 7,86 milhões conquistados por intermédio do mandato de Aliel Machado, a nova estrutura oferecerá serviços voltados ao público diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a pessoas com deficiência.
Aliel ressaltou a importância do projeto, que chega para transformar o atendimento em saúde no município. “A construção do novo CER-4, que eu carinhosamente chamo de Clínica do Autista, foi uma demanda que tratamos diretamente ainda com a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foram necessários muitos esforços para que essa iniciativa tão importante ganhasse vida. Teremos um prédio moderno, com a estrutura necessária para acolher todas as pessoas, todas as famílias, da melhor maneira possível. Agradeço ainda à UEPG por todo o trabalho e também ao atual ministro Padilha, que se sensibilizou com a relevância dessa obra e atuou pela liberação dos recursos”, afirmou.
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, também se pronunciou. “A ordem de serviço que possibilita o início das obras do CER-4 é uma das maiores conquistas da UEPG para a área da saúde na região dos Campos Gerais. Trata-se de uma iniciativa extremamente importante na área da assistência, voltada ao acompanhamento e à reabilitação de crianças, jovens e de todos que necessitarem desse tratamento. É uma conquista que a Universidade compartilha com a comunidade, agradecendo a atuação do deputado Aliel Machado junto ao Ministério da Saúde”, destacou.
Detalhes do projeto
O CER-4 será instalado no Hospital Universitário da UEPG (HU-UEPG), localizado no campus Uvaranas. Com 1.924,02 m² de área construída, o espaço contará com recepção, consultórios clínicos e especializados (como ortopedia, enfermagem, otorrinolaringologia, oftalmologia e neurologia), salas de terapia em grupo e individuais para adultos e crianças, ginásio, além de áreas administrativas, de apoio e espaços de convivência interna e externa, incluindo playground e jardins internos.
O projeto foi anunciado em 2023, durante a visita da então ministra da Saúde, Nísia Trindade, a Ponta Grossa. Em março deste ano, o atual ministro Alexandre Padilha esteve na cidade para assinar a ordem que autorizou o repasse federal destinado à realização da obra do novo centro especializado. Na ocasião, também foram anunciados investimentos para o setor de oncologia e para a maternidade da Santa Casa de Misericórdia, com apoio da Itaipu Binacional.
Das assessorias.