Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Novo comandante do 2º GB Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto destaca dedicação dos seus comandados nos atendimentos à comunidade

2024-03-25 às 15:53

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (25), o novo comandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto, e o Capitão Renan Bortolassi comentaram sobre a atuação do 2º GB.

Passagem de comando

O 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa realizou uma cerimônia de passagem de comando no dia 23 de fevereiro. Na ocasião, o Tenente-Coronel Emerson José Guimarães Ferreira passou o comando para o Tenente-Coronel Rafael Lorenzetto.

Tenente-Coronel Guimarães deixou o cargo após um ano à frente das atividades desenvolvidas pelo 2º GB nos 18 municípios que compreendem a sua área de atuação. A cerimônia ocorreu na sede do 2º GB e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do vice-prefeito Capitão Saulo, autoridades do Corpo de Bombeiros, do Exército, entre outras.

2º Grupamento de Bombeiros

Atualmente, a área de atuação do 2º GB compreende 18 municípios paranaenses, atendendo mais de 800 mil pessoas e em 5 há quarteis militares: Ponta Grossa, Palmeira, Telêmaco Borba, Castro, Jaguariaíva, sendo que em 2022, Irati passou a ser a sede do 10° Subgrupamento de Bombeiro Independente, abrangendo as cidades de São Mateus do Sul, União da Vitória e Prudentópolis.

O Capitão Bortolassi pontua que a área de atuação do corpo de bombeiros é bastante ampla. “Nós somos encarregados de ações de defesa civil, busca e salvamento, combate a incêndios e socorros públicos. Dentro disso, nós também realizamos atividades técnicas de prevenção”, ressalta. “Nos cabe tanto atendimento às emergências quanto a parte de prevenção em estabelecimentos privados, locais de união de público, comércios e afins. Então cabe ao corpo de bombeiros legislar e fazer com que a prevenção aconteça nesses estabelecimentos”, acrescenta.

Ele explica que atualmente Ponta Grossa possui quatro postos de bombeiros. “Dentro disso nós temos três caminhões de combate a incêndios, que ficam localizados no quartel central e nos postos de bombeiros Nova Rússia e Uvaranas. Também temos duas ambulâncias que ficam no quartel central e posto Nova Rússia para atender as nossas demandas”, destaca.

Atendimento

Bortolassi aponta que é muito importante a população saber em quais casos se aciona o corpo de bombeiros. “Nós realizamos o atendimento junto ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência [Siate], que faz parte do maior volume de ocorrências que atendemos. É importante informar a população que quando existe algum acidente que a vítima possui algum trauma, que não é resultante de um problema clínico [doença preexistente], deve-se ligar para o corpo de bombeiros através do 193”, afirma.

Segundo o Capitão, todas unidades do corpo de bombeiros de Ponta Grossa possuem o whatsapp ([42] 9 8416-2047) na Central de Operações. “Você pode ligar ou fazer uma chamada de vídeo mostrando como está a situação do eventual acidente e pedindo o atendimento, além de também poder enviar a localização para não acontecer de ir ao destino errado”, explica. “Nós utilizamos a tecnologia para auxiliar o nosso atendimento da melhor forma possível”, complementa.

Número de atendimentos

Bortolassi pontua que foi realizado um levantamento dos atendimentos realizados pelo 2º GB nos Campos Gerais, de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. “Neste intervalo de três meses, foi realizado o atendimento de 2.792 ocorrências. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, existe um aumento de 27% no número das ocorrências”, pondera. “Essa diferença se dá pelo fato de que durante o período da pandemia houve uma redução significativa nas ocorrências, porque as pessoas estavam mais em suas casas”, assegura.

Confira a entrevista completa: