Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Nutricionista Adriane Colaça comenta sobre gorduras utilizadas na preparação de alimentos

2023-08-04 às 17:29

A nutricionista, Adriane Colaça, comentou sobre produtos utilizados na preparação de alimentos, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (4).

Gorduras na cozinha

A utilização de produtos como o óleo, azeite de oliva e banha de porco são muito comuns na gastronomia e preparação de alimentos. A Adriane ressalta que é importante pensar na quantidade que se usa desses produtos no momento em que você está fazendo determinada comida.

“É importante pensar na quantidade, levando em conta a caloria que essa gordura oferece para nós. Cada grama da gordura são 9 calorias, enquanto um carboidrato e uma proteína fornecem 4 calorias”, destaca. “Ela é excessivamente calórica, então antes de você pensar no tipo de gordura que utilizará é importante pensar na quantidade”, complementa.

A condição metabólica do paciente também é muito importante para se analisar essa quantidade de cada produto que deve ser utilizada, segundo a nutricionista. “Alguns pacientes não terão que fazer essa seleção de gordura, e eles poderão usar o óleo de soja, azeite e banha”, afirma. “Agora, quando o paciente possui algum distúrbio cardiovascular, oncológico ou outro distúrbio metabólico, as questões mudam de figura, porque esse paciente não pode ter uma exacerbação do consumo de gordura saturada da banha, do óleo de coco e da manteiga”, acrescenta.

A Adriane comenta que esta não é uma questão simples e depende da condição metabólica do paciente. “Ela precisa ser analisada individualmente. Claro que a gente já sabe que a nossa alimentação possui um excesso de consumo de [gordura] saturada e ômega 6, que prioritariamente vem da banha de porco, da manteiga ou dos azeites de soja, milho, girassol etc”, comenta. “Os estudos já mostram que o excesso de ômega 6 promove um desequilíbrio da membrana plasmática, que deforma essa estrutura da membrana. Então quando a célula faz a sua replicação, ela faz uma replicação parcial [problemática] e se tem a possibilidade muito maior de causar doenças”, complementa.

Serviço

A nutricionista Adriane Colaça atende na Clínica Zênite, na rua Professor Ivon Zardo, 251, Jardim América. O telefone para contato é: (42) 98866-4306. Instagram: @adricolacanutri.

Confira a entrevista completa: