O professor de filosofia da escola ‘Nova Acrópole’, Allan Cassius Formolo, orientou sobre o amor e a busca por autoconhecimento e trouxe informações sobre o curso ‘Filosofia para viver’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (15).
O amor
O Dia dos Namorados foi comemorado nessa segunda-feira (12), no Brasil, e o professor destaca o sentimento que conduz essas relações. “Para falar sobre o amor, temos que entender que ele é uma força que já existe no ser humano e na natureza”, afirma. “O nosso grande desafio é saber desenvolvê-lo e fazer bom uso dessa força. Uma das características do amor é que ele é capaz de manter as coisas em um movimento ordenado e harmônico”, complementa.
Esta força é destacada desde a Antiga Grécia, segundo Allan. “Os antigos gregos diziam que o amor, através de Eros [deus do amor], era a força que mantinha os planetas ligados ao Sol”, explica.
Sobre a questão de se o amor constrói, o professor destaca que a durabilidade do que se constrói com harmonia é mais duradoura. “Nós podemos construir coisas sem ordem e harmonia, porém quanto dura uma estrutura que está desordenada, assimétrica e seus componentes não estão harmônicos?”, questiona. “Quando existe a harmonia e a boa combinação dos elementos que ali estão presentes, você tem uma estrutura muito mais forte, estável e duradoura. Nós podemos construir sem o amor, mas o amor permite que as construções sejam belas e duradouras”, responde.
União que a força do amor traz
O significado do amor para o ser humano atualmente é um mistério, para Allan. “É difícil nós descrevermos o amor. Nós temos como conceituar um pouco sobre ele, e eu diria que essa conceituação ainda é limitada [não nas palavras], mas na assimilação dos sentimentos que elas trazem. O amor é uma força que une, porém quando eu falo que essa é uma insuficiência, é porque muitas vezes a gente não sabe o que é essa união”, aponta.
Sobre essa união que a força do amor traz, o professor traz uma reflexão se ela se limita somente à aproximação física. “Será que o que nós conhecemos por união está apenas restrito às aproximações físicas? Está apenas com afinidade de pensamentos ou com emoções afins?”, questiona. “A união poderia ser para muito além disso. Nós poderíamos estar unidos mesmo distantes, com emoções distintas, com divergências de pensamentos, porque pode existir uma verdade por trás de tudo isso. Se essas pessoas estiverem dispostas a buscar essa verdade e vivê-la, tudo pode estar divergente, mas por essa busca as coisas se tornam convergentes”, explica.
Força espiritual
Para Allan, o amor é um força espiritual. “O ser humano não é só um corpo [matéria], ele tem a sua porção espiritual. O amor é uma das forças que faz com que o ser humano se desenvolva espiritualmente e ele tem essa necessidade natural”, afirma. “O amor, o desenvolvimento da força de vontade e inteligência são atributos espirituais que são dignos do ser humano, porém são forças que ele deve aprender a desenvolver”, complementa.
‘Nova Acrópole’ em Ponta Grossa
Fundada em 2003 em Ponta Grossa, a escola de filosofia ‘Nova Acrópole’ lançará o curso ‘Filosofia para Viver’, no dia 17 de agosto, às 19h.
“É uma filosofia prática e vivencial, não é uma abordagem teórica, baseada em decorar nomes, fatos e datas. A ideia é que dentro dos temas explorados, o ser humano tenha mais clareza e lucidez de como vivê-los com segurança e confiança”, explica o professor Allan Cassius Formolo.
Confira o link do evento.
Serviço
Nova Acrópole
Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1006, Centro
Telefone: (42) 9 9157-2999
Site: https://nova-acropole.org.br/
Confira a entrevista completa: