Sábado, 05 de Outubro de 2024

“O estresse diminui em média 30 anos da vida de uma pessoa”, ressalta Dr. Guy Canto

2024-04-10 às 14:33

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (10), o médico oftalmologista, Dr. Guy Romaguera Canto, comentou sobre a medicina integrativa e a campanha Abril Marrom.

Medicina integrativa e qualidade de vida

A medicina integrativa acontece através de uma parceria entre o paciente e seu médico para a manutenção da saúde. Nesse processo, o paciente é o ator principal e seu próprio agente de saúde. O Dr. Guy pontua que é importante que as pessoas possuam uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável para evitar determinadas doenças e possuir uma boa qualidade de vida. Ele também aponta que fatores como o estresse e a ansiedade desencadeiam em diversos problemas de saúde para as pessoas.

Segundo o oftalmologista, a catarata ocular que é o envelhecimento do cristalino tem aparecido cada vez mais de forma precoce nos pacientes. “Existem pacientes de 39 anos operando a catarata ocular sem nenhum outro tipo de doença ou comorbidade e uso contínuo de nenhum medicamento. Em muitos casos, você percebe que é um paciente que está sempre estressado, ansioso e cansado. O estresse libera algumas enzimas que desencadeiam no estresse oxidativo, que se trata do envelhecimento”, explica. “Ainda não existem estudos que comprovem isso, porém o estresse e a ansiedade no nosso dia a dia estão gerando muito impacto na vida das pessoas. O que os estudos mostram é que o estresse diminui, em média, 30 anos a qualidade de vida de uma pessoa”, complementa.

Em relação aos olhos, o especialista pondera que ainda não existem estudos que comprovem a relação do aparecimento de doenças com o estresse. “Porém na prática estamos vendo uma deterioração ocular muito grande, desde o aparecimento de degenerações que apareciam com 90 anos aparecendo com 60. Nós já temos a confirmação de que a luz azul dos celulares, por exemplo, causa degeneração a longo prazo”, afirma.

Doenças relacionadas ao processo inflamatório

O Dr. Guy assegura que o nutricionista é o especialista do futuro, devido às doenças modernas. “A maioria das doenças, hoje, estão relacionadas com o processo inflamatório devido à alimentação inflamada. As pessoas deixaram de comer comida saudável para consumir comida enlatada com conservantes”, ressalta. “Uma alimentação adequada está se fazendo cada vez mais necessária na vida das pessoas”, acrescenta.

Abril Marrom

A campanha Abril Marrom tem o foco em ações que alertam a população sobre a importância da realização de exames oftalmológicos regulares. A recomendação é de que as pessoas consultem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, de uma maneira geral.

“Basicamente esse mês é voltado para o tratamento de cegueira e outras doenças oculares como a catarata. Também existe o foco em cuidados com a diabetes e o glaucoma, que são os maiores causadores de cegueira irreversível”, explica. “Essas são doenças tratáveis, ou seja, se você realizar o tratamento de uma forma adequada terá uma vida normal”, conclui.

Serviço

O Dr. Guy Romaguera Canto atende na R. Dr. Francisco Burzio, 705 – Centro; e o telefone para contato é: (42) 9946-9876.

Você também pode conferir os conteúdos do especialista através do site.

Confira a entrevista completa: