Sábado, 21 de Setembro de 2024

“O paciente destina uma hora diária para a fisioterapia, porém precisa seguir as orientações no restante do dia”, ressalta Lucas Moro

2024-04-12 às 16:07

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (12), os fisioterapeutas da Propulse – Excelência em Fisioterapia, Lucas Moro e Igor Cavagnari, comentaram sobre a importância da fisioterapia.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma área da saúde que realiza o tratamento e reabilita disfunções e lesões do movimento do paciente. Ela utiliza técnicas terapêuticas que promovem a saúde e bem-estar de seus pacientes.

“Nós precisamos de uma sequência de início, meio e fim para conseguir fechar o trabalho. Existe a fase inflamatória de algumas lesões em que o paciente sente dor e nós precisamos controlar esse processo. Após isso, é necessário ganhar uma certa mobilidade e alongamento do membro afetado”, explica Igor. “Para finalizar, buscamos o ganho de massa e força, ou seja, é realizada uma base muscular para que você possa voltar ao seu cotidiano normalmente”, acrescenta.

Lucas pontua que a contribuição do paciente é muito importante nesse processo de recuperação. “O paciente destina uma hora do dia para a fisioterapia, porém no restante do dia ele precisa seguir as orientações que são feitas pelo fisioterapeuta para que se recupere da melhor forma possível”, ressalta.

Igor aponta que é gratificante para o fisioterapeuta quando o paciente volta à condição normal para seguir a sua vida. “Você devolver uma qualidade de vida para o paciente, através do nosso trabalho, é extremamente gratificante e esse é o ‘prêmio’ [da nossa profissão]”, destaca.

Avulsão no adutor da coxa 

A lesão dos adutores da coxa é muito comum para quem acompanha jogos de futebol e ela é causada pelo uso exagerado do tendão, que possui a função de conectar os músculos com os ossos. Igor relembra de um paciente que teve uma avulsão, ou seja, de um descolamento do músculo do osso.

“Essa lesão é rara de acontecer e eu acredito que essa foi uma das lesões que mais me marcou durante a minha trajetória profissional. Eu estive durante três temporadas na equipe de fisioterapeutas do Operário Ferroviário [Esporte Clube] e nunca tinha presenciado esse tipo de lesão, que esse paciente praticante de jiu jitsu teve”, afirma.

Fisioterapia esportiva

Igor e Lucas foram fisioterapeutas do Operário Ferroviário Esporte Clube e possuem uma experiência no segmento de fisioterapia esportiva, que trabalha em prol da prevenção e tratamento das possíveis lesões dos atletas de alto rendimento.

“Você precisa associar a vontade do jogador de estar sempre atuando com alguma eventual necessidade de redução de processos de treinamentos ou jogos. Isso é necessário principalmente quando estamos realizando o processo de reabilitação do atleta”, explica Lucas. “Nenhum atleta gosta de ficar de fora dos treinos ou jogos, porém infelizmente existem situações que é necessário fazer uma pausa no processo para se recuperar de forma adequada”, complementa.

Serviço

A Propulse – Excelência em Fisioterapia se localiza na R. Balduíno Taques, 235 – Sala 11 – Oficinas; e o telefone para contato é: (42) 9 9106-5878.

Você também pode conferir os conteúdos dos fisioterapeutas através do instagram.

Confira a entrevista completa: