Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Oficina ESG orienta indústrias sobre práticas sustentáveis

2023-03-03 às 15:11

Não apenas entender sobre ESG (Environmental, Social and Governance), mas também adquirir habilidades para reconhecer ações já existentes na empresa em que atua e ainda fazer com que estas tenham o devido reconhecimento da sociedade e de investidores. Esse foi o objetivo do Sistema Fiep, por intermédio da Casa da Indústria de Ponta Grossa, na última quinta-feira (2), em uma Oficina que levou cerca de 50 pessoas ao evento.

A sigla ESG remete ao impacto das organizações em fatores como meio ambiente, bem como nas áreas social e de governança. De acordo com a consultora do Sistema, Juliana Sebastiany, na Oficina foram apresentadas ferramentas de implementação do ESG nas indústrias e boas práticas já existentes.

“Discorremos sobre o histórico e como o ESG está relacionado com a sustentabilidade, bem como, caminhos para se implementar uma jornada ESG. Por fim, fizemos exercícios para que os participantes pudessem identificar quais seriam os temas a serem tratados numa indústria de determinado perfil e determinado setor, em cases que utilizamos na atividade”, explica Juliana.

Renata Fagundes Cunha, também consultora da Fiep, comenta que tão importante quanto executar estas ações relacionadas ao ESG, é divulgar estas inciativas, devido a fatores de transparência que acompanham a gestão sustentável, juntamente, com um comportamento ético das empresas, que também são considerados são critérios de governança. “Abordamos algumas metodologias, trouxemos exemplos, e demonstramos que as empresas muitas vezes já têm um caminho trilhado neste sentido, já fazendo um bom trabalho, restando um processo de ajuste e melhoria contínua, com base nos critérios ESG”, disse.

A diretora executiva da Casa da Indústria, Priscilla Garbelini Jaronski, comenta que a Fiep tem como objetivo de auxiliar as empresas a se enquadrarem nas principais tendencias nas diversas áreas no âmbito da saúde, da capacitação e com os critérios ESG não seria diferente. “Trouxemos algumas possibilidades de implantação de ações de ESG para as empresas, como por exemplo, como o Selo Clima Paraná, a geração de crédito de carbono, ações filantrópicas da Santa Casa de Misericórdia e pela Lei de Incentivo ao Esporte”, explica Priscilla.

O presidente da Casa da Indústria, Darcy Miara Júnior, agradece a participação das empresas no primeiro evento do ano e adianta que outras formações serão ofertadas gratuitamente para os empresários do setor. “Iniciamos a temporada 2023 de eventos da Casa da Indústria de Ponta Grossa. Para este ano, traremos uma programação atual e de grande relevância para os empresários da indústria dos Campos Gerais”, finaliza Miara Júnior.

Sobre a Casa da Indústria

A Casa da Indústria faz parte do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e é formada pelo Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa (Sindimadeira), Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ponta Grossa (Sindimetal), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios dos Campos Gerais (Sindirepa), Sindicato da Panificação de Ponta Grossa (Sindipan), Sindicato da Indústria da Extração de Minerais Não Metálicos de Ponta Grossa.

da assessoria