O médico Ortopedista, Dr. Dalton Berri, deu orientações de saúde, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (15).
Dores no corpo durante o inverno
O inverno se aproxima e algumas pessoas sentem dor em regiões específicas do corpo durante este período. “É um fenômeno físico, tudo contrai no frio [vasoconstrição]. Então os vasos sanguíneos que levam o sangue para a região ficam menores, a musculatura contrai [e a contração deste músculo é como se ele tivesse travando]. Quando ele ‘trava’, ele fica mais sensível e começam a aparecer as dores”, afirma o ortopedista.
Para aliviar essa dor é necessária uma vasodilatação através de exercícios físicos, segundo o especialista. “É necessário fazer com que esse músculo dilate um pouco, através de movimentações e atividades físicas, além de compressas mornas que ajudam neste processo”, ressalta.
Enquanto algumas pessoas sentem dores musculares, outras sentem nas articulações. “A gente produz um líquido [sinovial] dentro da articulação, que no frio tende a ficar um pouco mais espesso. Então ele, que teria o papel de fazer com que a articulação trabalhasse normalmente [como se fosse um lubrificante], fica mais espesso e acaba causando dor”, explica.
Para praticantes de esportes, o ideal é usar acessórios e equipamentos que reduzam ou minimizem os riscos de trauma nas articulações, segundo o especialista. “O uso de um tênis mais confortável e a prática da corrida em um terreno mais macio, por exemplo, podem reduzir o impacto e ajudar a sobrecarregar menos as articulações”, destaca.
Fratura por estresse
Ele afirma que durante o período da pandemia, que as pessoas não podiam praticar esportes coletivos, a corrida foi um dos exercícios mais praticado, e isso aumentou os casos de fratura por estresse. “Isso acontece quando o paciente é submetido a uma carga cíclica e começa a sentir uma dor. Após a realização de exames acaba se descobrindo um edema ósseo [pequena fratura] por conta de muito impacto”, aponta. “A prática de uma atividade física é muito importante, mas deve ser realizada de forma gradativa com uma orientação de um profissional da área do esporte ou Educação Física”, complementa.
Serviço
O Dr. Dalton Berri atende na clínica ‘Ortoponta’, localizada na R. Lamenha Lins, 234 – Uvaranas, em Ponta Grossa. O telefone para contato é: (42) 3025- 4242.
Confira a entrevista completa: