Sábado, 28 de Setembro de 2024

Ortopedista de PG ressalta importância do Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

2024-06-27 às 14:19

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (27), o médico ortopedista, Dr. Rafael Pançan de Biaggi, comentou sobre o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos.

Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

O dia 24 de junho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Na data, também inclusa no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde para alertar sobre os riscos dos acidentes nessa faixa etária, a Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico alerta para esse perigo comum no ambiente doméstico e ensina como evitar essas ocorrências.

“Nós percebemos que a queda em idosos é um fator muito importante, porque se trata de um fator familiar. Um idoso que sofre uma queda e tem uma fratura acaba envolvendo toda a família, então é um assunto que tem que ser discutido para que a gente possa orientar os idosos”, ressalta o Dr. Rafael. “No dia a dia acabamos não percebendo que alguns objetos de dentro de casa podem ser uma ‘armadilha’ para os idosos, então precisamos ter essa atenção”, acrescenta.

O especialista pontua que muitas pessoas vão adaptando as suas casas para os idosos e esse é um aspecto muito importante para que essas quedas sejam evitadas. “Muitos idosos moram sozinhos, porém muitos também moram com as suas respectivas famílias. Nessa situação, a casa deve ser adaptada ao idoso. Um exemplo é um idoso, que mora com a família e tem um neto, e a família deve ter muito cuidado para evitar que fiquem brinquedos espalhados pela casa, que possam servir como uma ‘armadilha’ para ele”, pondera.

Fatores que podem evitar uma queda

O Dr. Rafael aponta que muitos aspectos devem ser levados em conta para que o idoso viva em segurança dentro da sua casa. “É necessário que o banheiro tenha piso antiderrapante para evitar que ele escorregue no momento do banho. As alças de segurança nas paredes também podem auxiliar o idoso a se equilibrar, em caso de necessidade, e evitar que ele caia”, assegura. “No período da noite, é importantíssimo que o idoso tenha uma luz indireta no quarto para que ele consiga enxergar aquilo que está fazendo”, complementa.

O ortopedista alerta que é comum pacientes caírem e serem identificados após algumas horas do ocorrido. “A rede de apoio dos familiares é muito importante, porque você pode fazer isso de muitas formas. Você pode ligar para o seu familiar idoso para dar um bom dia ou boa noite, identificando se está tudo bem com ele e questionando se ele precisa de algo, por exemplo”, finaliza.

Serviço

O Dr. Rafael Pançan de Biaggi atende na R. Carlos Osternack, 111 – 3º Andar; e o telefone para contato é: (42) 3026-2680.

CRM: 32977

TEOT: 15114

Confira a entrevista completa: