Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

Pai pode perder a guarda após dormir embriagado com bebê em estrada rural de PG

Justiça avalia caso após criança ser exposta a risco e acolhida em abrigo, uma vez que homem deixou a criança dormir em uma área rural de Ponta Grossa; Conselho Tutelar acompanha situação
2025-07-02 às 13:23

Uma bebê de um ano e quatro meses foi encontrada dormindo no chão de uma estrada rural ao lado do pai, que estava embriagado, na madrugada de domingo (29), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O caso foi atendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) após um motorista avistar pai e filha caídos nas proximidades da linha férrea da Estrada da Bocaina, por volta das 3h10, e acionar as autoridades.

Segundo a GCM, o homem de 29 anos havia passado a noite ingerindo bebida alcoólica na casa da irmã. Ao tentar retornar a pé para casa com a filha, não conseguiu concluir o trajeto devido ao estado de embriaguez, deitando-se com a criança em um local insalubre, às margens da estrada e próximo à linha férrea. A bebê apresentava sinais de frio e foi imediatamente acomodada na viatura, recebendo atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e sendo encaminhada para avaliação médica em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Após o atendimento, ela foi levada a um abrigo institucional sob responsabilidade do Conselho Tutelar, onde permanece e está bem de saúde, conforme informou o órgão na segunda-feira (30). O pai foi preso em flagrante pelo crime de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, cuja pena prevista é de três meses a um ano de prisão. Uma fiança de R$ 4,5 mil foi arbitrada, mas não foi paga, e ele permaneceu detido até audiência de custódia, quando recebeu liberdade provisória.

O caso segue sob análise do Poder Judiciário, e a Polícia Civil ainda não localizou a mãe da criança.