Na homilia da Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco convidou os fiéis a percorrerem as sendas da oração, do jejum e da esmola, não como ritos exteriores, mas como comportamentos que renovam o coração. Para Francisco, a Quaresma é o tempo propício para reavivar as nossas relações com Deus e com os outros e isso pode ser feito através da esmola, da oração e do jejum. Todavia, Jesus adverte que não se trata de ritos exteriores, mas de comportamentos que devem expressar uma renovação do coração.
“A esmola não é um gesto, cumprido rapidamente, para deixar a consciência limpa, mas tocar, com as próprias mãos e as próprias lágrimas, os sofrimentos dos pobres; a oração não é mero ritual, mas diálogo de verdade e amor com o Pai; o jejum não é um simples sacrifício, mas uma atitude forte para lembrar ao nosso coração aquilo que conta e, ao contrário, o que passa”. Aos gestos exteriores, disse ainda o Papa, deve corresponder sempre a sinceridade da alma e a coerência das obras.
Pelas paróquias da Diocese de Ponta Grossa, são muitas as opções penitenciais oferecidas ao longo desses 40 dias. Em Ponta Grossa, a Paróquia São João Paulo II (Residencial Itapoá, no Contorno) realiza a partir dessa semana, às 5 horas, a Santa Missa Penitencial, seguida das orações do Cerco de Jericó. Muita gente se animou mesmo com a chuva que caía na madrugada e lotou a matriz. Veio gente das comunidades paroquiais e de outras regiões da cidade. A celebração foi presidida pelo padre Wagner Oliveira da Silva e contou também com a presença do Grupo de Oração Imaculada, da Paróquia São Judas Tadeu (Olarias), que conduziram o momento de oração, na exposição e passeio com o Santíssimo.
“Somente pelo Senhor tem sentido um momento desse, uma penitência como essa durante o tempo da Quaresma. Talvez aos olhos do mundo cada um de nós pode ser até taxado como ‘loucos’. Feliz loucura que vai nos dar a salvação, que vai nos dar o céu, que vai nos colocar no coração de Deus. Esses momentos são tão importantes para a nossa caminhada, primeiramente, porque Quaresma é tempo de penitência, Quaresma é tempo de se esforçar um pouquinho mais para viver a conversão, mas também porque queremos unir essas duas realidades: além da penitência, o Cerco de Jericó, como uma grande batalha. Será o primeiro cerco da paróquia. Temos ainda muita coisa para ser encaminhada pela frente, precisamos dessa força de Deus, precisamos dessa graça. Ainda é começo do ano, embora já segundo mês, mas com certeza muitas são as batalhas que você precisa enfrentar na sua vida. Então, procure viver com perseverança. Faça um propósito: (diga) por mais difícil que seja, por mais que venham as dificuldades, o cansaço, eu quero fazer esse propósito, eu quero perseverar para que a Tua graça possa agir verdadeiramente na minha vida! “, dizia padre Wagner, no início da missa, hoje.
Nesse horário da madrugada, outras paróquias também celebram missas penitenciais às sextas-feiras da Quaresma. Na Nossa Senhora da Saúde, na Vila Estrela, em Ponta Grossa, ela começa às 5h30. Na São Pedro Apóstolo, no Sabará, antes da celebração das 6 horas, acontece procissão, às 5h30. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro, é o Santo Terço que antecede a missa penitencial: 5h30, o terço, e às 6 horas, a Santa Eucaristia.
Também em Castro, na Paróquia São Judas Tadeu, uma caminhada penitencial ganha as ruas às 5h30. Às 18h30, a Via Sacra também é feita pelas vias da Vila Santa Cruz. Nesta semana, o trajeto se iniciou na Rua Aviador Iereni Malherbi Sinhori, em direção a matriz. Na próxima sexta-feira, sairá da Vila Poço Grande. As 14 estações do caminho ficam sempre no portão de casas previamente determinadas. As leituras são feitas por pessoas da comunidade, com participação de um sacerdote. A Via Sacra termina com missa na matriz. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Telêmaco Borba, a partir de segunda-feira feira (27), haverá a caminhada da penitência, às 6h30. Os fiéis rezam o terço caminhando no entorno da matriz e templo de adoração, e, em seguida participam da Santa Missa, que inicia às 7.
Na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Telêmaco Borba, a Via Sacra começa às 6 horas. Ainda pela manhã, às 6 horas, estão acontecendo missas na matriz, em Reserva, na Paróquia Menino Jesus. Em Irati, na Nossa Senhora da Luz (Matriz), São Miguel (Centro) e São João Batista (Vila São João). Em Castro, na Nossa Senhora do Rosário (com o Terço) e na Sant’Ana. E, em Ponta Grossa, na Nossa Senhora de Guadalupe (no Santa Paula). Às 6h30, há Via Sacra seguida de Santa Missa, na Paróquia São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Órfãs), e na Senhor Bom Jesus (Uvaranas), em Ponta Grossa. Na Paróquia Nossa Senhora Medianeira (Esplanada) e na Santa Rita de Cássia (Ronda), a celebração da missa está marcada para as 7 horas.
da assessoria da Diocese PG