Terça-feira, 19 de Novembro de 2024

Parque Estadual de Vila Velha registra recorde histórico de visitação em 2023

2024-01-04 às 14:02
Foto: Valterci Santos/Divulgação

Um dos mais belos cartões postais do estado do Paraná, o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa/PR, cerca de uma hora da capital, Curitiba, registrou um recorde histórico em sua visitação no ano de 2023. A Unidade de Conservação recebeu 80.143 visitantes, número 28% maior do que a visitação registrada em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19.

Destino certo

Os visitantes, em sua maioria, são oriundos dos estados do Paraná (64,73%), São Paulo (13,12%) e Santa Catarina (11,71%), no entanto, pessoas de diversos países também estiveram no Parque, que recebeu 777 estrangeiros, de 58 países diferentes. Dentre eles, os maiores números são dos Estados Unidos, Alemanha e Japão.

Turismo doméstico

Quem procurou um destino mais próximo em 2023, viu no Parque Estadual de Vila Velha uma opção de diversão e entretenimento, além do contato estreito com a natureza, propiciado pelas diversas atividades oferecidas pelo local.

O turismo doméstico levou ao Parque, em sua maioria, pessoas de Curitiba/PR (26,05%), Ponta Grossa/PR (15,53%), São Paulo/SP (5,77%), Maringá/PR (1,99%) e Joinville/SC (1,82%).

“Esses números refletem o resultado do investimento constante que realizamos em nossa infraestrutura, atrativos, treinamento de funcionários e também em comunicação, buscando atrair visitantes de todos os lugares do mundo, que aqui vêm para conhecer as formações areníticas milenares, desfrutar da tirolesa mais linda do Brasil em nossa Furna dos Lambaris, praticar o arvorismo em meio às copas das Araucárias, árvores nativas, contemplar a Lagoa Dourada, além de realizar diversas atividades, como as Caminhadas Noturnas, sucesso de público, o Cicloturismo, a recém-reaberta Trilha da Fortaleza, dentre outros atrativos, isso sem contar as nossas opções gastronômicas, que garantem energia para antes, durante e depois do passeio, agradando aos mais diversos tipos de público”, destaca o Gestor da Soul Vila Velha, concessionária do Parque, Leandro Ribas.

Experiência diferenciada

Com sua beleza natural, trilhas ecológicas e uma ampla variedade de fauna e flora, o Parque Estadual de Vila Velha é conhecido por sua riqueza natural. Além disso, oferece aos visitantes diversas atividades, incluindo passeios guiados, como a Caminhada Noturna e o Driving Experience, Cicloturismo, atividades educativas para todas as idades em parcerias com escolas e universidades, ensaios fotográficos, treinamentos vivenciais e atividades de aventura como a Tirolesa mais linda do Brasil e o Arvorismo em um bosque de Araucárias, árvore símbolo do Paraná.

“A expressiva visitação que recebemos de pessoas dos mais diversos locais é prova de que estamos inseridos no circuito mundial de visitação, e que o Parque Estadual de Vila Velha já é destaque entre os turistas de diversos cantos do mundo que também optam por visitar e conhecer todos os nossos atrativos, além das nossas belezas naturais e também nossas atividades radicais, contribuindo para o fortalecimento de todo trade turístico dos Campos Gerais e fomentando fortemente a economia de Ponta Grossa”, conclui Ribas.

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/

da assessoria