Sob o lema “Que o Deus da esperança lhes conceda plena alegria e paz na fé, para que a esperança de vocês trasborde pela força do Espírito Santo” (Rm 15,13), 63 participantes de diversas dioceses do Paraná reuniram-se no Centro de Formação Passionista (CEPA) para celebrar o Jubileu da Pastoral do Surdo. O evento, marcado por palestras, dinâmicas e momentos de profunda espiritualidade, contou com a presença de fiéis de Cascavel, Londrina, Paranavaí, Campo Mourão, Apucarana, Arapongas, Astorga, Mauá da Serra, Cafelândia, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pinhão, Cornélio Procópio, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Curitiba.
A programação incluiu formações conduzidas pelos palestrantes surdos Lucas Braga e Maria Eduarda Ortiz, de Apucarana, além de reflexões sobre indulgências e espiritualidade ministradas pelo padre Gilmar Tito Ribeiro, de Cornélio Procópio. Os participantes também vivenciaram momentos de oração, como o terço e a adoração ao Santíssimo, encerrando com uma Santa Missa presidida pelo bispo emérito da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi.
“O encontro estava maravilhoso, bem-organizado, com uma programação que respeitou o tema e os horários, fomos recebidos aqui neste lugar maravilhoso com excelentes acomodações e uma alimentação deliciosa. Vocês estão de parabéns!”, relatou Lucas Rigon Link, coordenador da Pastoral do Surdo de Francisco Beltrão.
Como participar da Pastoral do Surdo em Ponta Grossa
Na Diocese de Ponta Grossa, a Pastoral do Surdo é coordenada por Vanessa Ramos, com o apoio do vice-coordenador Dilson Aparecido Marques dos Santos e da coordenadora de intérpretes Vania Neves. A pastoral está ativa na Igreja São José, onde são realizadas missas aos domingos às 10h, com interpretação em Libras. Os interessados em conhecer ou integrar-se à pastoral podem comparecer às celebrações ou entrar em contato com os coordenadores para mais informações.
da assessoria