Domingo, 21 de Julho de 2024

PG implanta projeto piloto com semáforos inteligentes

2023-05-08 às 19:11
Foto: Divulgação

Semáforos ficarão instalados nos cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e Rua Suíça com Aldo Vergani

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa inicia, nesta semana, a utilização de inteligência artificial na operação de semáforos da cidade. O objetivo é seguir trabalhando na modernização dos sistemas da cidade e na promoção de um ambiente de inovação amplo e articulado. Além de fortalecer a atuação do município como um laboratório vivo onde, com a colaboração de empresas, governo, instituições de ensino e usuários, acontece um processo colaborativo para a criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contextos reais.

A ação está inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos e faz parte de um projeto piloto desenvolvido através de parceria entre o município e a Telmex, empresa do grupo Claro.

“O uso de novas tecnologias com foco na inovação é um dos principais objetivos da nossa gestão. Por isso, temos investido em diversas frentes no intuito de promover uma verdadeira transformação no modo em como a prefeitura organiza e articula seus serviços e ações. Isso tudo é muito importante para que estejamos na dianteira das mudanças e nossa cidade siga como exemplo em tecnologia e inovação”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo com a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, os dispositivos que irão operar com inteligência artificial já foram instalados nos cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e das ruas Suíça com Aldo Vergani. O período de avaliação da tecnologia é de 60 dias.

“A Agência de Inovação e Desenvolvimento e toda a gestão municipal têm buscado consolidar Ponta Grossa como uma cidade inteligente, com espaços que permitem a experimentação de tecnologias em um mercado real abrindo espaço para novas ideias e soluções que tenham modelos de negócios inovadores em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão. No caso dos semáforos inteligentes, eles fazem parte um acordo de cooperação técnica científica com a Telmex, uma empresa do grupo Claro, que tem por objeto o teste e validação de sistemas de controles semafóricos com inteligência artificial, capazes de otimizar fluxos de veículos em tempo real, possibilitando a melhoria da fluidez viária da cidade”, explica.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a implantação do projeto dará subsídios para que Ponta Grossa defina ações mais precisas e ágeis para o trânsito. “A tecnologia tem assumido um papel cada vez mais importante na composição de soluções inteligentes e específicas para cada local. No caso de Ponta Grossa, o uso da inteligência artificial dedicado ao trânsito poderá permitir ajustes em relação ao tráfego de veículos, além de contribuir para que possamos adaptar o sistema semafórico de modo mais dinâmico de acordo com as características de cada situação e de forma praticamente imediata”, comenta.

da assessoria