Teve início no dia 7 de maio a décima edição da Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (NEPIA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com diversas entidades e órgãos sociais. A ação faz parte das atividades do Maio Laranja, mês dedicado a sensibilização da sociedade para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
A programação da semana, que segue até o dia 21 de maio, inclui palestras, oficinas, capacitações e rodas de conversa, envolvendo a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. As atividades têm o objetivo de informar, capacitar e mobilizar os participantes sobre a importância da proteção à infância e à adolescência, promovendo uma cultura de prevenção e enfrentamento às violências.
Primeira Caminhada Maio Laranja
Na tarde de segunda-feira (12), foi realizada a primeira Caminhada Maio Laranja, uma caminhada simbólica que reuniu grande público nas ruas centrais de Ponta Grossa. A mobilização foi promovida pela Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes (CEVES) e começou em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Barão de Guaraúna, e foi até o Parque Ambiental.
A passeata, registrada em imagens divulgadas pelo perfil oficial do NEPIA com colaboração do projeto de extensão do curso de Jornalismo da UEPG, Lente Quente, foi marcada pelo uso de balões laranja e cartazes com mensagens de conscientização.
Ver essa foto no Instagram
As atividades internas do NEPIA também incluem capacitações com profissionais da assistência social, debates sobre os direitos de crianças migrantes, além de palestras com tema como a ‘Violência intrafamiliar e os reflexos na infância e adolescência’. A campanha reforça ainda a importância da denúncia em casos de suspeita ou confirmação de violação de direitos de crianças e adolescentes.
Reprodução/ Redes socias NEPIA UEPG
DENUNCIE
Caso presencie uma ação suspeita envolvendo crianças e adolescentes, deve-se entrar em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (42) 3220-1065, Leste (ramal 2293 ou 2294), Oeste (ramal 2062 ou 2063), Norte (ramal 2060 ou 2061) e Sul (42) 98875-8762. Há a opção de contato também pelo celular pelos números (42) 98876-1339- norte, (42) 98876-1764- leste e (42) 98876-1980- oeste.
Por Camila Souza.