Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

PG registra entrada de 2 mil estrangeiros nos últimos três anos; veja lista de países de origem

2024-06-19 às 15:58
Foto: Gabriel Ramos de Lima

Nos últimos três anos, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) registrou a entrada de aproximadamente 2 mil estrangeiros na cidade. Este número é referente às pessoas que solicitaram regularização documental ou procuraram alguma orientação sobre a situação migratória.

De acordo com a PMPG, as principais nacionalidades dos migrantes são: Venezuela, Cuba, Colômbia, Argentina, Paraguai, Haiti, Síria, Tunísia, Bangladesh, Guiné, Serra Leoa, Benin, Marrocos, entre outros.

Serviço de apoio ao migrante

Ainda segundo a Prefeitura, o município não dispõe de serviço especializado e/ou exclusivo para migrantes, apátridas e refugiados. E embora também não forneça nenhum auxílio financeiro, os estrangeiros podem usufruir dos auxílios da Política de Assistência Social do município, o qual também está disponível para todos os cidadãos.

Existe também uma instituição da organização civil que faz parte da igreja católica, chamada Caritas Diocesana de Ponta Grossa, que atua desde 2007 com o atendimento migratório e a regularização documental dos migrantes.

A Caritas desenvolve vários projetos voltados para esta população, como o Curso de Conversação Brasileira, no qual professores voluntários ensinam o português básico para ajudá-los em sua comunicação e desenvolvimento. Em março deste ano, 31 migrantes se formaram na primeira turma do curso.

Veja também

Caritas de PG forma primeira turma de migrantes em curso de conversação brasileira