Ponta Grossa registrou uma expressiva redução de 58,3% nos homicídios dolosos durante o primeiro trimestre de 2025, acompanhando a tendência de queda dos principais indicadores de criminalidade em todo o Paraná. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) nesta quinta-feira (24) e refletem o impacto de políticas públicas integradas, investimentos em tecnologia e valorização dos profissionais de segurança.
Segundo os relatórios da Sesp, o Paraná alcançou uma redução de 26,3% no número de homicídios dolosos no estado entre janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024. No total, foram 353 vítimas em 2025, contra 479 no ano anterior. Trata-se do quarto ano consecutivo de queda nos homicídios para o primeiro trimestre, consolidando o estado como referência nacional em segurança pública.
Segundo infamações da AEN, a cidade de Ponta Grossa se destacou entre os 87 municípios atendidos pelo programa Cidade Segura, que concentra ações de prevenção, repressão qualificada e inteligência policial. No município, os homicídios dolosos caíram de 24 para 10 casos no primeiro trimestre deste ano, representando uma redução de 58,3%. Outras cidades com quedas expressivas incluem Guarapuava (-58,3%), Sarandi (-72,7%) e Cascavel (-53,1%).
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, atribuiu os resultados à atuação territorial integrada das polícias e ao planejamento de longo prazo. “Mesmo depois de um ano histórico como 2024, seguimos derrubando os índices de criminalidade. Isso mostra o compromisso permanente com a proteção da população paranaense”, destacou. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a prioridade dada à segurança pública tem sido fundamental para a melhoria dos índices, que superaram até mesmo as marcas históricas de 2024.
No mesmo período, o volume de drogas apreendidas também aumentou significativamente, com crescimento de 155% em relação ao ano anterior, evidenciando o reforço das ações de combate ao tráfico e à criminalidade organizada. O levantamento da Sesp mostra ainda que a maioria dos municípios paranaenses não registrou homicídios dolosos no trimestre, reforçando o impacto positivo das políticas implementadas.