Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

PG terá ato para celebrar diversidade religiosa no dia 21 de abril

2023-04-17 às 15:05

Um ato inter-religioso nas escadarias da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Igreja dos Polacos) vai marcar o aniversário de um ano da lei municipal que estabeleceu o Dia do Respeito à Diversidade Religiosa em Ponta Grossa, no próximo 21 de abril a partir das 15 horas.

Dentre os objetivos do ato estão a promoção da conscientização sobre a importância da fraternidade entre as pessoas que professam diferentes crenças e a construção de projetos que promovam paz e solidariedade entre as mais variadas religiões, destacando que a esperança e o amor são poderosas forças de união.

O ato do dia 21 de abril é público e toda a população de Ponta Grossa que acredita no Amor, na Paz e no respeito à diversidade religiosa está convidada para a celebração.

O evento é promovido pela Iniciativa das Religiões Unidas (URI – na sigla em inglês), que reúne mais de uma dezena de entidades de diversas tradições religiosas em Ponta Grossa, como Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Espiritismo Kardecista, Umbanda, Candomblé, Tradições Indígenas e outras manifestações de fé, além de representantes da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG) e Grupo Sorriso Negro.

SERVIÇO
Celebração do Dia do Respeito à Diversidade Religiosa em Ponta Grossa
Data: 21 de março
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Escadarias da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a “Igreja dos Polacos”, na Praça Barão de Guaraúna, Centro de Ponta Grossa

Sobre a URI em Ponta Grossa

A Iniciativa das Religiões Unidas (URI – United Religions Initiative) é uma instituição que atua em dezenas de países e teve o seu Círculo de Cooperação em Ponta Grossa criado no último dia três de março, em Assembleia realizada na Mesquita Iman Ali. Antes disso, um evento preparatório ocorreu no Espaço Santana, nas proximidades da Catedral. A primeira reunião de trabalho foi realizada no dia 4 de abril no Terreiro de Umbanda Caboclos da Lei.

Os Círculos de Cooperação da Uri são definidos por seu enfoque centrado no respeito à pluralidade religiosa e na fraternidade entre as religiões. Em Ponta Grossa, foram definidos quatro focos de ação:

1) Diálogo inter-religioso
2) Direitos humanos
3) Educação
4) Serviços sociais e de saúde

 

da assessoria