Visando ampliar o conhecimento dos professores e alunos, preservar o patrimônio histórico-natural e desenvolver o turismo, Ponta Grossa fará a publicação de um material pedagógico voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pelo município. O projeto ‘Nos trilhos da memória’, que servirá como guia para os professores, encontra-se em fase de revisão. O material foi inteiramente produzido por servidores da Educação e Turismo, com apoio da Secretaria de Cultura, em comemoração aos 200 anos do município.
O processo de pesquisa envolveu visitas técnicas a diversos espaços históricos e com potencial turístico da cidade de Ponta Grossa. “Um importante diferencial deste trabalho é indicar aos nossos professores e alunos o quanto a preservação do patrimônio material e imaterial de nossa cidade merece proteção e como pode servir para desenvolver o nosso turismo, ampliando a atividade socioeconômica e gerando benefícios para eles mesmos”, observa a prefeita Elizabeth Schmidt. Entre os locais visitados estiveram a Catedral, Estação Saudade e Casa da Memória, Lago de Olarias, arroios, praças, parques e outros locais.
Em paralelo à pesquisa, redação e composição do conteúdo, as professoras realizam formações a respeito dos temas, que envolvem especialmente o conteúdo de Ciências Humanas. A inovação do trabalho está na abordagem dos assuntos, indica a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. “Nosso direcionamento é pela diversificação deste conteúdo e nas diferentes formas de demonstrar a sua relevância para os alunos. A geografia, economia, história do município, o turismo, entre outros temas, são trabalhados de maneira a demonstrar aos alunos que tudo isso é dinâmico. Nesta perspectiva, devemos perceber o quanto a formação do nosso município e suas características podem ser potencializadas para melhorar a aprendizagem dos alunos e a vida da nossa população”, avalia.
Carla Oroski, uma das professoras da Secretaria Municipal de Educação que atuam na organização do material, o conteúdo fornecerá aporte teórico para que os professores diversifiquem o conteúdo de História e Geografia. “Com este trabalho, buscamos desenvolver o pertencimento dos alunos em relação à história, memória e patrimônios do nosso município. Este sentimento, ao mesmo tempo em que protege nossos recursos turísticos, poderá trazer benefícios sociais, econômicos e culturais para todos”, comenta a professora.
da assessoria