A Ponta Grossa Ambiental – Concessionária de Serviço Público S/A recebeu, no dia 18 de dezembro, a Autorização Ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) para iniciar testes de uma nova tecnologia de recuperação energética de resíduos sólidos urbanos. O processo, que integra as tecnologias de secagem, pirólise, gaseificação e combustão completa dos gases gerados, representa um avanço significativo na gestão de resíduos e na busca por soluções sustentáveis para as cidades.
A inovação, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), foi selecionada na Chamada Pública para Cidades Inteligentes e Sustentáveis de 2022. Seu principal objetivo é transformar resíduos urbanos em energia de maneira eficiente e ambientalmente responsável, contribuindo para a melhoria da gestão dos resíduos e para o aproveitamento energético de materiais descartados.
O projeto piloto será implantado no Distrito Industrial de Ponta Grossa, com previsão para iniciar os testes em março de 2025. Além de colaborar para a redução da quantidade de resíduos urbanos, a tecnologia permitirá gerar energia a partir de materiais que, de outra forma, seriam descartados de maneira inadequada, fortalecendo a economia circular e a sustentabilidade.
Com essa iniciativa, a Ponta Grossa Ambiental reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, liderando ações que visam beneficiar não apenas Ponta Grossa, mas também outras cidades, e contribuir para a redução dos impactos ambientais. O projeto representa um passo importante rumo a cidades mais inteligentes, sustentáveis e comprometidas com o futuro.
Para saber mais sobre este e outros projetos, acesse: www.pgambiental.com.br
da assessoria