Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comentou sobre os novos casos confirmados de infecção por coronavírus no município e fez previsões de como a doença deve se comportar nos próximos dias. As declarações foram dadas durante o programa ‘Nilson de Oliveira’, que apresenta diariamente na Rádio Mundi FM.
Durante o final de semana e a manhã desta segunda-feira (4), Ponta Grossa registrou cinco novos pacientes com COVID-19. “É importante tranquilizar as pessoas para que a preocupação não se torne desespero. Nós realmente tivemos um salto, mas tudo isso está dentro das expectativas e nós já sabíamos que iria acontecer”, afirma.
Ele explica que o aumento de casos em Ponta Grossa se deve ao avanço da COVID-19 em todo o país. “Nós estamos acompanhando a evolução da doença no Brasil, mas com uma diferença muito grande em relação aos outros municípios. Ponta Grossa tem a menor taxa de infecção entre as grandes cidades do Paraná”, destaca.
O prefeito acredita que as próximas duas semanas serão as mais difíceis em todo o país, inclusive em Ponta Grossa. “Acreditamos que ainda nesta semana teremos mais casos que serão relatados. Vamos subir para em torno de 25, talvez até 30 casos, até o próximo final de semana”, prevê.
De acordo com Rangel, Ponta Grossa ainda não tem nenhum caso de transmissão comunitária. “Todos os casos da cidade de Ponta Grossa têm um histórico, nós conseguimos identificar de onde eles vieram e isso nos tranquiliza. O difícil é quando a gente não consegue saber onde a pessoa se contaminou”, enfatiza.
“A preocupação que nós tivemos, principalmente nesses últimos dias. é com relação aos profissionais de saúde. Mesmo com todo o equipamento, máscaras, face shield, aventais e roupas especiais, como eles têm contato direto com os pacientes, acabam sendo infectados”, explica.
Dos cinco novos casos registrados, quatro são de profissionais de saúde.
Rangel aproveitou a oportunidade para comentar que mais duas pessoas foram consideradas curadas do coronavírus em Ponta Grossa neste final de semana. “Nós também tivemos boas notícias. Dois pacientes que estavam em situação mais deliciada conseguiram se recuperar e receberam alta do Hospital Universitário”, conta. Ao todo, oito ponta-grossenses já venceram a COVID-19.
Por Michelle de Geus | Foto: Reprodução / Facebook