Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Ponta Grossa é uma das cidades-sede do Dia Mundial da Criatividade em 2024

2024-02-19 às 14:01

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (19), os coordenadores do Dia Mundial da Criatividade em PG, Rodrigo de Barros e Sarah Golinhaki, destacaram os principais objetivos do evento.

Dia Mundial da Criatividade 

Ponta Grossa vai ser uma das cidades-sede do Dia Mundial da Criatividade, um evento global que estimula a integração de áreas, com o objetivo de preparar diversos setores da sociedade para os desafios do mercado de trabalho, com foco no bem-estar das pessoas, como estratégia de ampliar a produtividade de forma saudável.

“Esta é uma celebração de três dias [19, 20 e 21 de abril], que acontece baseada em uma resolução da Organização das Nações Unidas [ONU]. Então, em 2017, ela desenvolveu e criou esta resolução baseada em um movimento que observava ao redor do mundo de aproximadamente 50 países celebrando a criatividade à sua maneira”, explica Rodrigo.

Ele acrescenta que a partir disso a ONU fez uma recomendação global que o dia 21 de abril estava estabelecido como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. “No Brasil, essa celebração aconteceu pela primeira vez em 2018, em São Paulo, e foi ganhando escala. A partir disso ela foi se espalhando pelo país e agora, em 2024, será a primeira vez que Ponta Grossa participará. 55 cidades participarão dessa edição em todas as regiões do país”, ressalta.

Evento em Ponta Grossa

O coordenador pontua que o objetivo do evento em Ponta Grossa é mobilizar a comunidade criativa que está presente na cidade. “A ideia só tem valor quando é colocada em prática, então resolvemos colocá-la justamente para mobilizar a comunidade criativa da cidade com foco em negócios, mas os conectando com o eixo da economia criativa”, afirma.

“O Dia Mundial da Criatividade não é mais um evento que fala sobre inovação, por exemplo. Ele é um evento que conecta a economia criativa, inclusive a classe artística, com o mundo dos negócios para que se resulte nessa junção da criatividade com a inovação”, complementa.

Sarah explica que existem alguns objetivos que podem impactar até mesmo no turismo da cidade. “Essa é uma primeira oportunidade que Ponta Grossa tem de ser reconhecida como um destino turístico criativo”, destaca.

Serviço

Qualquer pessoa pode se inscrever pelo site. O prazo é 20 de fevereiro. Além de influenciador-inspirador, é possível também participar como anfitrião, que atua – seja empresa ou pessoa física – como espaço de palestras ou na organização de atividades; voluntário, que integrará a equipe de organização; ou patrocinador do evento.

Confira a entrevista completa: