O aviso, válido desde as 9h44 desta terça-feira (1º) até as 10h da quarta-feira (2), prevê precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar do baixo risco, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A Defesa Civil e o INMET orientam a população a adotar medidas preventivas para minimizar os impactos das condições climáticas adversas:
– Evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser afetadas pelos ventos.
– Desligar aparelhos eletrônicos da tomada para prevenir danos por sobrecarga.
– Evitar enfrentar o mau tempo e observar alterações em encostas.
Em caso de emergência, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O alerta faz parte das instabilidades climáticas que têm atingido a região Centro Oriental do Paraná. Além de Ponta Grossa, cidades vizinhas como Carambeí, Palmeira e Tibagi também estão sob o mesmo aviso meteorológico. A previsão indica que o clima instável continuará devido à passagem de frentes frias associadas a sistemas de baixa pressão.