Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

Ponta Grossa inicia vacinação contra a gripe nesta terça

2025-03-31 às 16:46
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia a campanha de vacinação contra a gripe no Município. Assim como em anos anteriores, a mobilização para imunizar os ponta-grossenses contra a Influenza segue o calendário estadual: as vacinas estarão disponíveis em 24 Unidades de Saúde, no Centro Vacina PG, localizado na região central da cidade, e nas ações do Ônibus da Vacina.

“Estamos preparados para atender todos os públicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para serem imunizados, sempre reforçando a importância da vacinação como a principal forma de prevenir a doença e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população”, destaca Stela Godoy, coordenadora do Departamento de Imunização da FMS. Vale lembrar que os públicos que podem tomar a vacina (confira a lista abaixo) podem ir até qualquer UBS, não sendo necessariamente sua Unidade de referência.

A partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% das crianças, gestantes e idosos do público-alvo. “A vacinação contra a influenza é fundamental para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde e proteger os grupos mais vulneráveis”, reforça a presidente Liliam Brandalise.

Quem pode tomar a vacina?

  • Puérperas;
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Quilombolas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Gestantes;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;
  • Profissionais das forças armadas;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
  • Trabalhadores dos Correios e portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais.

da assessoria