Ponta Grossa está entre as 100 cidades mais competitivas do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (27). A cidade subiu cinco posições em relação ao ano anterior e agora ocupa o 82º lugar no ranking nacional, que avalia o desempenho de cidades com mais de 80 mil habitantes em áreas como infraestrutura, saúde, educação, segurança e economia.
A cidade apresentou avanços significativos em indicadores sociais, com destaque para a qualidade da saúde, que deu um salto de 114 posições, chegando ao 102º lugar no índice nacional. Também houve evolução no item sociedade (+18 posições), que analisa fatores como renda, desigualdade e expectativa de vida.
Outro ponto positivo foi a qualidade da educação, que subiu oito posições, e o indicador de inserção econômica, com alta de 31 posições, sugerindo maior dinamismo na geração de empregos e oportunidades. No entanto, Ponta Grossa enfrenta desafios importantes em áreas estratégicas, como a segurança pública, onde caiu 63 posições e agora ocupa o 336º lugar. A cidade também perdeu desempenho em inovação e dinamismo econômico (-48 posições), capital humano (-24) e meio ambiente (-34).
Veja os indicadores do município e a mudança nas posições:


O Paraná teve 13 municípios entre os 100 mais competitivos do Brasil, com destaque para Curitiba (5º) e Maringá (7º), ambas com avanço de duas posições. Além de Ponta Grossa (82º), também aparecem na lista cidades como Londrina (39º), Paranavaí (40º) e Francisco Beltrão (41º). No total, 27 municípios paranaenses figuram entre os 500 melhores do ranking.
Além do desempenho dos municípios, o Paraná foi novamente reconhecido como o 3º Estado mais competitivo do Brasil, mantendo a posição pelo quarto ano consecutivo.
Confira a classificação geral dos municípios paranaenses no Ranking de Competitividades dos Municípios 2025:
Curitiba – 5º
Maringá – 7º
Londrina – 39º
Paranavaí – 40º
Francisco Beltrão – 41º
Pinhais – 45º
São José dos Pinhais – 56º
Pato Branco – 64º
Campo Mourão – 66º
Cascavel – 70º
Ponta Grossa – 82º
Araucária – 86º
Toledo – 92º
Campo Largo – 105º
Apucarana – 119º
Umuarama – 136º
Foz do Iguaçu – 162º
Cianorte – 164º
Arapongas – 168º
Fazenda Rio Grande – 177º
Cambé – 203º
Guarapuava – 208º
Colombo – 235º
Piraquara – 241º
Paranaguá – 254º
Almirante Tamandaré – 319º
Sarandi – 381º