Por dois dias, 26 e 27 de maio, a Diocese de Ponta Grossa recepcionou 26 reitores e leigos ligados aos santuários paranaenses em um encontro estadual, realizado na Casa de Oração Josafata Hordachevska, no distrito de Periquitos, em Ponta Grossa. Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama e referencial do Turismo no Regional Sul 2 esteve presente. Padre Roberval Mulhsted, coordenador da Pastoral do Turismo (Pastur) e dos Santuários do Paraná, avalia como positivo o encontro, especialmente, pela reestruturação do Conselho da Pastur, que passará a contar com representantes das Províncias Eclesiais e terá nova estrutura, com secretaria, tesouraria, assessoria e coordenação.
Quanto à organização da Pastoral do Turismo no Regional Sul 2, “as Províncias Eclesiais passarão a fazer parte do conselho da Pastur, com representantes para me ajudar a movimentar os demais reitores das regiões de Província. E, em sua estrutura, a Pastoral do Turismo, vai contar também com secretário e tesoureiro, além do assessor e coordenador. Isso é muito válido. São passos que ajudam a solidificar a Pastoral e lhe confere ainda maior credibilidade junto aos padres, reitores e bispos do Paraná”, argumenta padre Roberval.
“Padre Carlo Battistoni trabalhou a dimensão mística dos santuários, falando sobre ‘As raízes bíblicas e a fé dos simples’, em dois momentos, nos dois dias. Foi muito frutuosa a abordagem. Importante também a questão prática, na partilha pelos reitores, de contar como funciona suas pastorais e a acolhida dos peregrinos. O nosso intuito foi fomentar a comunhão, a participação dos santuários do Paraná, caminharmos juntos e isso ajuda muito quando nos encontramos, presencialmente”, comenta padre Roberval, citando que, a partir de agora, os esforços são para preparar encontro do ano que vem, que será em Guarapuava. “Vamos buscar maior adesão, fomentar, incentivar os demais reitores, que não puderam vir por algum motivo, a, no próximo, estarem presentes para ver a beleza da Igreja do Paraná e da comunhão”, acrescenta.
Importância
Dom João Mamede Filho, bispo de Umuarama e referencial do Turismo no Regional Sul 2, considera encontros como esse “extremamente necessários. São Paulo diz e todos nós cristãos repetimos com intensidade: ‘ai de mim se não evangelizar!’. Temos de aproveitar de tudo para evangelizar e também de momentos como esse. Aqui, uma pequena porção, porque no Paraná há mais de 70 santuários, foca um aspecto do mundo, da vida, das coisas e percebe mais. É uma coisa necessária e muito útil para a Igreja”, ressalta.
Os santuários, prossegue o bispo, são lugares, sobretudo, de vivência do querigma, o primeiro anúncio, que move o coração das pessoas na direção de Cristo. “O santuário tem muito a ver com a renovação disso. As pessoas vão para se colocar de novo em ordem, se colocar de novo no modo ajustado para acolher e realizar a vontade de Deus na sua vida. Um elemento muito rico no campo da evangelização, da pastoral, da catequese e que as pessoas buscam por gosto. Elas participam. Nada é imposto a elas. E isso tem um grande valor na caminhada de fé da Igreja”, garante Dom João Mamede.
Eliseu Rocha, assessor da governadoria e coordenador do Comitê de Turismo Religioso do Paraná, reafirma a importância da Pastoral do Turismo, que cuida de todo o trabalho tanto nos santuários como paróquias, com ênfase no receptivo e no cuidado com o turista. “Participar de eventos como esse traz para o governo a vivência em cada local de peregrinação como também aquilo que se precisa nesses locais e também quanto à segurança, aproximando a comunidade e os atores da Pastur, com as secretarias de Estado. Além da articulação de políticas públicas e de recursos públicos com a viabilização de parcerias, como acontece hoje através da Secretaria de Turismo com as suas leis de incentivo ao Turismo”, justifica.
da assessoria