O programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM) desta quarta-feira (23), recebeu o lutador de MMA Paulão Zenidim Bueno. Durante a entrevista, ele comentou sobre o evento ‘Paulão Fight’, que celebra os 31 anos da competição e será realizado na próxima terça-feira, 29 de julho, às 19h, na Arena Multiuso, em Ponta Grossa.
A luta principal do evento promete ser histórica. Paulão, conhecido como Imperador, enfrentará Wagner Zuluzinho, o Gigante. O duelo entre os dois atletas resgata os tempos do Vale Tudo. Zuluzinho, de São Luís, Maranhão, é campeão mundial de tapa na cara e campeão mundial de MMA na categoria super pesado, com 177 quilos. Já Paulão é campeão até 80 quilos e atualmente pesa 77 quilos.
Segundo o Imperador, essa será uma luta acompanhada por pessoas do mundo inteiro. Ele destacou a carreira internacional de Zuluzinho e sua relevância no cenário asiático. “Ele tem um nome forte no Japão e na Rússia, no Japão ele é ídolo porque lutou uns dos maiores eventos do mundo lá. Ele tem um nome muito forte na Ásia e o mundo inteiro vai estar de olho nesta luta”, disse.
Reprodução redes sociais
Paulão também ressaltou que o evento retoma as regras do Vale Tudo, o que permite confrontos com grande diferença de peso. “Vou lutar com uma pessoa com diferença de mais de 100 kg e isso é possível porque estamos retomando as regras do vale tudo onde isso é normal”, explica.
O apelido Paulão surgiu justamente por ele vencer lutadores maiores. “Eu lutava com caras maiores e o apelido meu veio disso, por bater em caras maiores e por isso começaram me chamar de Paulão”, relembra. O evento nasceu desses encontros. “Nós nos reunimos, fazíamos as brigas na época do vale tudo daí ficou o Paulão Fight”, conta.
Sobre enfrentar um adversário mais pesado, Paulão afirmou que a estratégia, a técnica e a resistência são fundamentais. “No primeiro round vai ser brabo segurar o bicho, são três rounds de 5 minutos no MMA”, disse. Ele destacou a importância da movimentação e da esquiva. “Quando se luta com um adversário bem mais pesado, tem que se atentar a noção de espaço para não tomar golpe porque o adversário tem braço maior, então precisa se movimentar bastante. Além disso, ter uma esquiva muito boa e uma estratégia certa para não levar golpe de surpresa faz a diferença”, afirma.
Paulão reconhece a força do adversário. “Ele é um cara muito forte e ele vai entrar muito forte em mim e vai mandar um golpe muito forte”, disse. Mesmo assim, ele está confiante. “O cara é gigantesco mas acredito que vou me manter invicto. Estou preparado para os três rounds, espero que seja uma luta muito boa porque eu vou fazer de tudo para fazer um espetáculo com muita porrada para a galera vibrar”, afirma.
O lutador explicou que no MMA não há combinações fora do ringue, mas a reputação está em jogo. Ele destacou que Zuluzinho já enfrentou Rodrigo Minotauro e tem grande responsabilidade, mas lembrou também da sua própria invencibilidade em Ponta Grossa. “Eu estou lutando em casa e nesse evento nosso eu estou invicto, nunca perdi aqui em Ponta Grossa. Eu tenho essa responsabilidade muito grande do cinturão ficar aqui e é o cinturão do evento mais antigo da América Latina”, comenta.
Além das lutas, o evento vai contar com apresentações de bandas de rock e artes marciais. A transmissão será feita por canal no YouTube (aqui) com alcance nacional e mundial.
Os ingressos podem ser adquiridos por mensagem direta no Instagram (aqui) ou nos pontos de venda Reduto da Caveira, Feliz Burger e Premium Hotel Vila Velha.